18/05/2011

Consulta pública para edital da Usina de Recuperação Energética em SCJ

Em 01.04 de 2011 publicamos a matéria "Meio ambiente agradece: Usina para transformar o lixo em energia elétrica em São José dos Campos" que é hoje uma das mais acessadas pelos nossos visitantes. Hoje damos prosseguimento a notícia com as seguintes atualizações. 


A Prefeitura de São José dos Campos colocou em consulta pública no site oficial (www.sjc.sp.gov.br), o edital da Usina de Recuperação Energética. O documento ficará publicado integralmente na web nos próximos 30 dias. Para visualizá-lo, basta acessar o item Consulta Pública – Usina de Recuperação Energética, no menu Destaques, na capa.Essa é mais uma etapa para que a população conheça a proposta com mais detalhes e tenha oportunidade de analisar e dar sugestões.
O projeto da Usina de Recuperação Energética através de resíduos sólidos foi apresentado a diversos setores da sociedade, dentre eles o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), com quem uma reunião já foi feita e outras duas estão agendadas. Também foram ouvidos representantes de entidades ambientalistas independentes, da indústria e do comércio, de institutos de pesquisa, de cooperativas de catadores, entre outros segmentos.
Em março, cerca de 250 pessoas participaram de um workshop na Câmara Municipal sobre tecnologias para tratamento de resíduos. O seminário também pôde ser acompanhado on-line pela página da Prefeitura na internet e teve mais de 400 acessos. O evento marcou a primeira apresentação pública dos estudos desenvolvidos pela Prefeitura para adoção de alternativas ao modelo atual de aterro sanitário, cujo tempo de vida útil se esgotará em 12 anos. A cidade se antecipa em busca de soluções sustentáveis diante da inexistência de áreas no município para implantação de aterros sanitários.
A EBP – Estruturadora Brasileira de Projetos apresentou os estudos desenvolvidos durante 18 meses, a partir da pesquisa de mais de 9 tecnologias reconhecidas mundialmente, passando pelos critérios de viabilidade técnica, ambiental e econômica, aplicadas à realidade brasileira e de nossa região. A empresa apresentou modelo de tratamento proposto para ser adotado no município: um mix tecnológico que compreende a reciclagem de lixo, a biodigestão de resíduos orgânicos e a queima de materiais não recicláveis (tratamento térmico) com a geração de energia. A Usina de Recuperação Energética será implantada a partir de uma parceria público-privada, sem onerar o município.
As tecnologias de tratamento térmico do lixo, com recuperação de energia, são utilizadas há mais de duas décadas em vários países da Europa, além do Japão e dos Estados Unidos. No estado de São Paulo, a Cetesb tem incentivado os municípios a buscar e adotar soluções semelhantes à proposta de São José.
A população de São José dos Campos produz hoje 220 mil toneladas de lixo por ano, cerca de 600 toneladas por dia. Todo o material coletado é depositado num aterro sanitário, que ocupa 147 mil metros quadrados no bairro Torrão de Ouro.Com as novas tecnologias, o volume de lixo aterrado seria reduzido em 60%, ampliando a vida útil do aterro sanitário por mais 40 anos e gerando energia suficiente para abastecer 20% das casas da cidade.

Para mais informações:





fonte: http://www.sjc.sp.gov.br/noticiaspmsjc.asp?id=26989
foto: portalva.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!