05/12/2015

'Cidade mais poluída do mundo', Nova Déli vai restringir trânsito de carros particulares


O governo de Nova Déli, capital da Índia, anunciou ontem (04/12) que veículos particulares poderão circular nas ruas da cidade apenas em dias alternados, dependendo do número das placas. A medida, válida a partir de janeiro de 2016, visa diminuir os níveis de poluição do ar na cidade.
“Particularmente no inverno, quando a poluição está alta, implementaremos por um tempo a operação de veículos pares e ímpares”, declarou KK Sharma, secretário-chefe do governo de Nova Déli. Por estar localizada no hemisfério norte, o inverno na Índia ocorre de dezembro a março.
O anúncio ocorreu um dia após um tribunal local criticar a qualidade do ar, inclusive se referindo a Nova Déli como uma “câmara de gás”. A decisão, que valerá para os veículos registrados em outros Estados que entrem na cidade, não afetará os ônibus e táxis. Em contrapartida, o transporte público será expandido, afirmou o secretário-chefe.
De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) de 2014, a capital indiana é a cidade mais poluída do planeta, com as partículas mais agressivas – que possuem dimensões minúsculas e, portanto, conseguem penetrar nos pulmões e entrar na corrente sanguínea – até 30 vezes acima do recomendado pela OMS.
“Os altos e alarmantes níveis de poluição em Nova Déli sugeririam a necessidade de se tomar medidas urgentes, como fechar as escolas”, afirmou Sunil Dahiya, membro da organização ambientalista Greenpeace Índia. Na última quinta-feira (03/12), a ONG pediu que as escolas da capital fossem fechadas temporariamente, argumentando que a baixa qualidade do ar é perigosa para crianças mesmo em ambientes fechados.
Também com a intenção de diminuir os níveis de poluição do ar, a Índia irá retirar de circulação caminhões com mais de 15 anos e estuda maneiras de testar as emissões de gases dos veículos.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42517/cidade+mais+poluida+do+mundo+nova+deli+vai+restringir+transito+de+carros+particulares.shtml
foto:http://greensavers.sapo.pt/2015/02/28/india-poluicao-atmosferica-pode-reduzir-esperanca-media-de-vida-de-660-milhoes-de-pessoas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!