27/02/2015

Aposentado produz energia solar para uso próprio e devolve excedente para concessionária no RS


Enquanto no Brasil a crise hídrica chama a atenção para o futuro do abastecimento energético pelas hidrelétricas, a ONU celebra em 2015 o Ano Internacional da Luz. O foco é reconhecer a importância das tecnologias associadas à luminosidade, como é o caso da geração de energia solar fotovoltaica.
Se em países como a Alemanha, referência em energia solar, o uso deste tipo de tecnologia representa 20% da fonte de energia do país, no Brasil essa solução ainda está engatinhando. Em dezembro do ano passado, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contratou diversos novos projetos para a geração de energia solar, mas até então muito se dependia do empreendedorismo individual de quem queria fazer a diferença.
É o caso de Getulio Hoffmann de Oliveira, metalúrgico aposentado, morador de Sapucaia do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Em 2013 ele instalou um conjunto de placas de energia solar e um alternador em sua casa, tornando-se o primeiro gaúcho a devolver o excedente de energia para a concessionária local, a AES Sul. Hoje já são 30 placas em sua propriedade, que produzem 900 kw por mês e abastecem um terreno onde fica a sua casa e outras duas onde moram seus filhos e netos.
Getulio afirma que em sua conta de luz paga apenas as taxas de administração local, mas reclama da falta de incentivo do Estado. Atualmente, o governo do Rio Grande do Sul cobra 25% de ICMS de toda a energia produzida e consumida no local. Estados como Tocantins já isentam esta cobrança, mas impostos sob a importação das placas solares continuam sendo empecilho para quem busca tal empreendimento.
Em meio a comunidades do interior que ainda hoje não estão ligadas à rede de energia, Getulio defende que apenas a informação vai ser capaz de sensibilizar as pessoas para as vantagens individuais e ambientais da geração de energia. Confira a entrevista a seguir.

O que o levou a buscar a geração de sua própria energia? Você já trabalhava com atividades relacionadas à eletricidade?
Eu sempre tive vontade de produzir energia elétrica para que o nosso ambiente ficasse agradecido. O primeiro passo foi pensando no meio ambiente, mesmo. Eu sou metalúrgico aposentado, mas na comunidade de Pixirica em Morrinhos do Sul (180 km de Porto Alegre), onde eu morava, a maioria das casas quem fez a ligação elétrica fui eu. Já na comunidade em que eu nasci, em Rio do Pinto – hoje o município de Itati, a 123 km da capital – até hoje não se tem energia elétrica.

E acredita que foi a falta de luz em Rio do Pinto que te incentivou a pensar em alternativas para a eletricidade?
Com certeza. Porque quando eu comecei a ficar com 12, 13 anos de idade, eu pensava no meu pai. Ele tinha colocado um moinho de moer milho que funcionava dia e noite na comunidade. Seria muito fácil colocar um dínamo ou um alternador nesse moinho, mas as pessoas não tinham informação para isso. Não tinha alguém para ir a esta pequena comunidade e explicar o que poderia ser feito para, já na época, disponibilizar eletricidade para as casas. O lugar já poderia estar mais avançado, mas ainda não há luz elétrica para as famílias.

Pensando na disseminação da informação, você costuma compartilhar com as pessoas o que é preciso para instalar seus próprios painéis solares?
Muita gente me ligou e todos os dias, praticamente, alguém me aborda para conversar sobre isso. Quem tem muito interesse, mesmo, são os donos de supermercado, que gastam muita energia elétrica. São eles os mais interessados em fazer esse tipo de instalação hoje.


Reportagem de Andriolli Costa | Instituto Humanitas Unisinos | São Leopoldo
fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/samuel/39557/aposentado+produz+energia+solar+para+uso+proprio+e+devolve+excedente+para+concessionaria+no+rs.shtml

foto:http://diarioti.com/ibm-anuncia-sistema-de-pronostico-de-energia-solar-y-eolica/68294

2 comentários:

  1. Pocha fico feliz em ver uma reportagem da minha terra natal e me orgulho muito quando passo por ai para ir até a Pixirica onde ficou meus Amigos e Parentes estou feliz pois uso minha comissão e serviço colocando alguns painel solares em trocas de outros hoje recebi minha conta de luz e para minha surpresa veio com um credito de 724 Kilowatt, tenho 36 meses para gastar mas o mais importante e o bem que faz ao nosso Planeta ele precisa muito de nos não as usinas termoelétricas .Getulio Hoffmann Oliveira Morador de Sapucaia do Sul

    ResponderExcluir
  2. Pessoas como você, Getúlio, fazem a diferença. Um abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!