15/08/2015

Coletivo de grafiteiros transforma casas de periferia mexicana em grande mural colorido



“Realizar um mural em uma superfície de 20 mil metros quadrados totalmente irregulares (...) este é o maior desafio em nosso caminho dentro da arte mexicana, já que temos que construir uma linguagem para fundir homogeneamente a comunidade, a arquitetura, a história e a arte”, afirmou um dos líderes do coletivo, Luis Enrique Gómez Guzmán, citado pela imprensa local.

No projeto, mais de 200 casas foram pintadas primeiramente com tinta branca e depois grafitadas com cores quentes, destacando-se das outras propriedades do pobre bairro situado no distrito de Pachuca, no centro da nação. Para os idealizadores, trata-se de uma tentativa de transformar a imagem negativa da região, conhecida pela violência de gangues e pelos usuários de drogas. 

“É muito satisfatório”, disse ao The Guardian Alfonso Reyes, um operário que vive em Las Palmitas e uma das quase 2.000 pessoas que tiveram suas casas grafitadas pela iniciativa. “Pela manhã, você acorda, olha o entorno e vê as cores ao seu redor. É muito bonito. Você sai de lá e pensa: ‘ah, tudo está tão bem pintado e arrumado!”, elogia.

Segundo Luis Enrique Gómez Guzmán, antes, as pessoas evitam o local depois de escurecer e raramente interagiam entre si. Mas, na medida em que o projeto foi se aproximando de suas etapas finais, os moradores começaram a conversar mais entre si e as crianças começaram a brincar mais nas escadarias do morro.

De acordo com a imprensa local, o sucesso do macromural de Las Palmitas erradicou a violência entre os jovens e gerou novas fontes de trabalho. O resultado do projeto foi tão positivo que estão estudando a possibilidade de trabalhar em outros bairros pobres, como Cubitos.



fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41259/coletivo+de+grafiteiros+transforma+casas+de+periferia+mexicana+em+grande+mural+colorido.shtml
foto: reprodução facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!