19/03/2014

Dia do Consumidor, nesta quarta, deve movimentar R$200 milhões

O Dia Mundial do Consumidor, que será celebrado nesta quarta-feira (19), é um bom motivo para a criação de uma promoção. Para contemplar o consumidor nacional, habituado a compras online, diversos e-commerces trazem descontos durante toda a semana e a expectativa é que o mercado movimente cerca de R$200 milhões durante o período, além de atrair novos consumidores. No Brasil, 51,3 milhões de consumidores já fazem compras pela Internet.
A “black friday brasileira”, como foi apelidado o Dia do Consumidor em sua edição virtual, será sempre celebrada na primeira quarta-feira seguinte ao dia 15 de março a partir de 2014. Esta passará a ser a data da primeira grande promoção anual na Internet brasileira e a expectativa é de sucesso já na primeira edição. Lojas virtuais de todos os segmentos irão participar, com o objetivo principal de trazer mais consumidores para a Internet.
Esse tipo de promoção movimenta o mercado online e é atraente para lojistas e consumidores. Temos a expectativa de que aumente em até 300% a venda das lojas virtuais de nossos clientes e que o mercado movimente R$200 milhões durante a semana”, avalia Diego Ivo, CEO da Conversion, empresa que administra o posicionamento em busca orgânica de mais de 30 sites, a maioria lojas virtuais.
Segundo pesquisa do e-bit, os segmentos que mais geraram vendas na Internet brasileira no ano passado foram os de Moda & Acessórios, seguido de Cosméticos & Perfumaria, categorias que serão contempladas com certeza neste Dia do Consumidor. Entre e-commerces que oferecerão descontos consideráveis nesta data estão a Decathlon (www.decathlon.com.br), multinacional de produtos esportivos que promete produtos com até 60% de descontos; a loja virtual Shop dos Cabelos (www.shopdoscabelos.com.br), especializada em produtos profissionais com o diferencial de vender também para pessoa física; e ainda o site Cupons de Mercado (www.cuponsdemercado.com.br), que reúne as principais ofertas das lojas virtuais brasileiras.
Para evitar dor de cabeça o consumidor tem de estar atento. E, na hora de reclamar, fazer a coisa certa garante a correção do problema em grande escala. Confira, a seguir, sete sugestões de especialistas.
1 - Faça uma pesquisa antes de ir às compras
A advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), Mariana Tornero, aconselha uma boa pesquisa pela internet antes de adquirir um produto. “Pesquise no seu buscador de preferência e também no site do Procon”, diz. “Um produto com qualidade geralmente tem menos reclamações e a pesquisa pode te assegurar disso.”
2 - Verifique se o site cumpre a legislação de Internet
Se a compra for pela internet, verifique se o site cumpre a legislação específica. Todos os dados da empresa, como endereço e telefone da sede, têm de estar claramente informados ao consumidor. Mariana lembra que o cliente pode usufruir do seu direito de arrependimento em até sete dias após a compra. “Esse direito está previsto desde 1990, já que o cliente não tem a noção real da qualidade do produto à distância”, diz.
3 - Negocie a troca na hora da compra
Nas lojas, o direito de troca dos produtos não é garantido por lei – exceto se houver algum defeito. No entanto, se o cliente acordar com o vendedor que o produto poderá ser trocado, ele passa a ter esse direito. “Mesmo se acordo for de boca, ele é válido”, diz Mariana.
4 - Exija detalhamento nos orçamentos
Quando for adquirir um serviço, peça um orçamento detalhado. Nele deve constar preços de peças, produtos e mão de obra, além do prazo de validade. Caso a validade do orçamento não esteja no documento, o padrão é o prazo de 10 dias. “Dentro do prazo, qualquer cobrança adicional tem de ser conversada com o cliente.”
5 - Sempre que precisar, reclame
Ficar frustrado, prometer nunca mais utilizar o serviço daquele estabelecimento e cruzar os braços não resolve nada. Outras pessoas, como você, podem estar enfrentando dificuldades semelhantes. “As vezes, sua reclamação pode ajudar a criar alguma medida normativa, que precise de legislação específica, ou até retirar alguns produtos do mercado”, diz Maria Inês.
6 - Vá além das redes sociais
As redes sociais tem sido uma mão na roda, já que, expostas publicamente, as empresas acabam muito mais empenhadas em resolver o seu problema. No entanto, um post no Facebook ou no Twitter “têm pouca eficiência para a coletividade”, nas palavras de Maria Inês. Com isso, o Serviço de Atendimento ao Consumidor, Ouvidorias, órgãos e entidades de defesa do consumidor devem ser notificados quando você se sentir desrespeitado.
7 - Tente resolver tudo amigável e formalmente
Procure evitar as situações em que o nervoso toma conta – o estresse não vale a pena e dificulta a solução do problema. Procure fazer todos seus contatos com a empresa por escrito e anote todos os protocolos. “É importante que não sobre qualquer dúvida sobre as demandas do consumidor”, aponta Maria Inês.

fonte:http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/2014-03-15/dia-do-consumidor-7-dicas-para-evitar-dores-de-cabeca-com-produtos-e-servicos.html
foto:https://www.facebook.com/ReclameAqui?fref=ts

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