Ao redor do mundo, as pessoas acordam de bom humor, mas, na medida em que o dia avança, isso vai sendo modificado para, ao final, voltar às boas vibrações do início da jornada. E quem indica isso é o Twitter, o famoso microblog que arrecada cada vez mais usuários pelo mundo todo.Depois de dois anos analisando posts no Twitter, conhecidos como tweets, pesquisadores da Universidade de Cornell concluíram que os efeitos do sono e o ciclo circadiano têm papel importante em emoções como entusiasmo, prazer, alerta, angústia, medo e raiva.Se antes das redes sociais, era pouco provável que pesquisadores conseguissem balizar as emoções das pessoas ao redor do mundo, agora isso já é possível: os textos analisados foram escritos em inglês e postados por indivíduos em tempo real e por vontade própria, e não através de pesquisas.O estudo, assinado por Scott Golder e Michale Macy, respectivamente aluno e professor de sociologia na Universidade de Cornell, analisou 509 milhões de tweets de 2,4 milhões de usuários do microblog em 84 diferentes países, de fevereiro de 2008 a janeiro de 2010. O estudo foi publicado ontem (29) na revista científica Science.Golder e Macy utilizaram um software conhecido pelo nome de Linguistic Inquiry and Word Count para analisar os milhões de tweets. A partir dele, puderam dividir os textos em emoções positivas e negativas. A diferenciação entre uma categoria e outra foi feita entre tweets que continham palavras associadas a sentimentos positivos ou negativos.
Melhor humor pela manhã e à noite
O estudo demonstrou que  há dois picos diários de emoções positivas: cedo pela manhã e próximo da  meia-noite. Em geral, as pessoas acordam com bom humor, que vai vagarosamente  sendo modificado ao longo do dia. Segundo os pesquisadores, o resultado reflete  os efeitos do sono e do ciclo circadiano.
“Os padrões afetivos encontrados nos dias de semana e nos fins de semana são  muito parecidos - um pico de emoções positivas pela manhã, com uma queda logo  depois -, o que indica que a mudança de estado de espírito pode não ser uma  resposta direta ao trabalho. No entanto, as pessoas costumam apresentar um humor  melhor nos finais de semana do que durante os dias úteis, o que de certa forma  contradiz isso e até pode indicar um efeito do trabalho sobre o humor”, disse Scott Golder, autor da pesquisa.
A diferença entre os dias úteis e os finais de semana, segundo a pesquisa, é  que o pico de bom humor pela manhã ocorre cerca de duas horas depois nos dias de  folga do que durante a semana, demonstrando que as pessoas efetivamente acordam  mais tarde aos sábados e aos domingos.
Esses padrões foram verificados em todo o mundo, diferindo apenas em relação  ao tempo e horário de trabalho - por exemplo, tweets positivos e picos de fim de  manhã de humor foram mais proeminentes nas sextas e nos sábados nos Emirados  Árabes, onde a semana de trabalho tradicional é de domingo a quinta-feira.
“Descobrimos que as mudanças de humor ao longo do dia são muito similares em  diferentes culturas, o que é compatível com uma explicação biológica. Não  exclui, no entanto, os fatores culturais semelhantes em todos os países e que,  mais ou menos, determinam a hora em que as pessoas acordam e vão dormir”,  salientou Golder. 
Veja no mapa abaixo a variação de bom humor por país  no Twitter,quanto mais vermelho, mais bem humorado:
  Foto: Science/AAAS 
http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/twitter-funciona-como-termometro-do-humor-mundial-diz-estudo/n1597248404758.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!