E infelizmente as notícias não são boas. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Elas chegam a matar cerca de 17 milhões de pessoas ao ano no mundo todo e  de todas as classes. O total de mortes só tende a aumentar.
Segundo a OMS, a cada ano 17,3 milhões de pessoas morrem no mundo pelas  doenças cardiovasculares e 80% dos casos são registrados em países de baixa e  média renda. Em 2030, o total de mortes por essas doenças deve chegar até 23,6  milhões. Os óbitos provocados por essas doenças representaram 30% do total  registrado globalmente em 2008.
Pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade,  baixa ingestão de frutas e verduras, fumo e sedentarismo são os fatores de risco  das doenças cardiovasculares. As expectativas são de que as economias de países  como o Brasil, Índia, China, África do Sul e México registrem juntamente uma  perda de 21 milhões de anos de vida produtiva em função de mortes precoces  provocadas por este tipo de enfermidade.
De acordo com a ONG Federação Internacional do Coração, essas doenças têm  afetado historicamente a parcela da população com maior escolaridade e boa  renda, em países que estão em desenvolvimento. Porém, esse cenário deve mudar,  pois pessoas em idade produtiva e de baixa renda também são afetadas por esse  tipo de doença. E no caso das pessoas de baixa renda, as taxas de mortalidade  por conta de uma parada cardíaca são mais altas que no outro grupo.
A OMS em parceira com a Federação Internacional do Coração, promove em mais  de 100 países atividade como caminhadas, exposições e ações de prevenção das  doenças. Entre as prioridades para os próximos anos, a ONG divulgou o aumento de  atenção para as doenças cardiovasculares na agenda global de saúde, a melhoria  no atendimento a pacientes vítimas de doenças do coração e derrames, a promoção  de dietas voltadas para o bem-estar do coração, a melhoria na detecção e  controle da pressão alta no mundo, a promoção de atividades físicas para toda a  população e o avanço na conquista de um mundo livre do tabaco.
http://novohamburgo.org/site/noticias/saude/2011/09/29/doencas-cardiovasculares-sao-a-principal-causa-de-morte-no-mundo/
foto:professorjoaopaulo.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!