25/05/2011

Rio de Janeiro tem a primeira escola ecológica do Brasil


Vamos começar o dia com uma excelente notícia: a inauguração da primeira escola ecológica do Brasil. A importância deste fato não está apenas na economia de energia e de água potável, mas principalmente por comprovar que soluções ecológicas para os problemas urbanos atuais são possíveis. Além disso,pensamos que iniciativas como esta deveriam encorajar o empresariado brasileiro a investir mais em educação, aliando preocupação com um ensino multidisciplinar e humanista com exemplos práticos de desenvolvimento sustentável.




A primeira escola ecológica do país foi inaugurada este mês (maio) em um dos bairros mais carentes do Rio de Janeiro, Santa Cruz, zona oeste da cidade. O colégio estadual Erich Walter Heine (foto acima: eco4u.wordpress.com) possui instalações que captam a água da chuva para ser usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola, com economia de 50% da água potável. As lâmpadas LED em todo o edifício reduzem em até 80% o consumo de energia. O formato de cata-vento da construção e o telhado verde reduzem a temperatura, em uma região que o calor ultrapassa 40 graus Celsius no verão. A escola está entre as 121 instituições do mundo com certificação Leed Schools (de liderança em energia e design ambiental) e é a primeira escola de ensino médio profissionalizante da região, que tem um dos menores índices de desenvolvimento humano do município.
A iniciativa faz parte de um convênio entre o governo do estado e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento de R$ 11 milhões foi arcado integralmente pela siderúrgica, a maior da América Latina. De acordo com a empresa, a construção da escola estava prevista dentro do projeto de compensação por liberação de carbono, e que a idéia de uma construção sustentável surgiu para contribuir para reduzir os gases do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!