29/04/2010

OAB-RJ lança campanha pela abertura de arquivos da repressão no regime militar





A OAB (Ordem dos Advogados no Brasil) do Rio de Janeiro lançou este mês, na capital carioca, campanha pela abertura dos arquivos da repressão política na ditadura militar. Segundo a entidade, a mobilização pretende pressionar a Justiça onde corpos de vítimas de torturas do regime militar estão.
Em nota, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante (foto), afirmou que a aplicação da Lei de Anistia contra agentes do Estado que praticaram torturas, sequestros e assassinatos durante o regime militar não é instrumento de revanchismo ou de vingança contra os militares. Ele espera, conforme a nota, que o STF interprete que a lei é aplicável somente aos crimes políticos.
Para Wadih Damous, presidente da seccional do Rio de Janeiro da entidade, o objetivo é atualizar as gerações mais novas sobre os crimes cometidos durante a ditadura. "Essa demanda é tão atual que há duas semanas dois generais da época do regime militar deram declarações dizendo que não houve perseguidos políticos no Brasil e que os que deixaram o país saíram fugidos, o que é uma grande mentira", afirmou, em comunicado à imprensa.
A Campanha pela Memória e pela Verdade contou com a participação de atores como Fernanda Montenegro e José Mayer, que gravaram filmes de 30 segundos interpretando pessoas que foram torturadas e mortas durante o regime militar.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u721816.shtml
foto: editorart.wordpress.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!