23/06/2017

Flávia Piovesan é eleita para Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA

Flávia Piovesan


Como disse Aristóteles "a grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las" e você, minha querida Flávia Piovesan, merece cada uma das suas conquistas. Todas elas um retorno de sua competência, trabalho, dedicação e sapiência. Uma honra ter compartilhado minha trajetória acadêmica com você em Sevilha e, depois de vários anos, reencontra-la na Universidade de Buenos Aires (UBA). Outros desafios e conquistas virão e certamente você continuará a ter, cada vez mais, motivos para reiterar o que afirmou em uma entrevista: "eu sou muito grata à vida. Gratidão é um sentimento que eu reputo como dos mais relevantes. A vida me deu muito você mais do que eu sempre imaginei ter em termos de felicidade. A vida foi transbordante."


Dra. Tânia Mota de Oliveira





A jurista e secretária especial de Direitos Humanos do governo brasileiro Flávia Piovesan, foi eleita na última quarta-feira (20) em Cancún, México, uma das conselheiras da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA). Flávia assume a função - por três anos - em janeiro de 2018. 
Por meio de nota à imprensa, o ministério das Relações Exteriores comemorou a eleição e a classificou como a confirmação do "continuado compromisso" do governo brasileiro com a promoção e a proteção dos direitos humanos. "[O resultado] reflete o reconhecimento internacional da contribuição positiva e constante do Brasil para os trabalhos da OEA e, em particular, da CIDH, desde sua criação em 1960", afirmou o Itamaraty, agradecendo aos países que apoiaram a eleição de Piovesan. 

Procuradora do estado de São Paulo, Piovesan é doutora em Direito Constitucional, especialista na temática de Direitos Humanos. Atualmente, faz parte do corpo docente da PUC-SP e da PUC-PR, além de ser professora de direitos humanos nos cursos de pós-graduação das universidades Pablo de Olavide, em Sevilha (Espanha), e de Buenos Aires (Argentina). 

Além de Flávia, também foram eleitos o mexicano Joel Hernandez Garcia e a chilena Antonia Urrejola Noguera. Os recém-eleitos substituirão James Cavallaro (Estados Unidos), Paulo Vannuchi (Brasil) e José de Jesus Orozco Henríquez (México). O também brasileiro Paulo Abrão atua como diretor-executivo da Comissão, que tem ao total sete conselheiros. A CIDH é o principal órgão de direitos humanos do continente e analisa anualmente milhares de petições de cidadãos e instituições das Américas. Entre suas conquistas mais significativas estão a criação de condições para a gestação da Lei Maria da Penha, que combate a violência contra a mulher no Brasil.


fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/brasileira-e-eleita-para-comissao-interamericana-de-direitos-humanos-da-oea.ghtml
foto:https://oglobo.globo.com/mundo/e-fundamental-construir-dialogo-com-os-estados-diz-brasileira-indicada-para-disputar-vaga-em-orgao-da-oea-21082739

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!