20/09/2016

Projeto no Rio usa esporte na praia para mudar visão sobre deficiência

A bandeirinha fincada na areia avisa: praia para todos. Esse é o lema e o nome do projeto que há oito anos incentiva pessoas com deficiência a praticarem esportes ao ar livre, nas mais famosas praias do Rio de Janeiro.
Com a ajuda de voluntários e profissionais como fisioterapeutas e professores de educação física, o projeto também atende a idosos. Oferece banhos de mar e atividades de lazer com profissionais e equipamentos especializados.
A gerente do Praia para Todos, Nila Pimentel, conta à BBC Brasil como esse grupo mudou a acessibilidade nas praias do Rio.
"Oito anos atrás, não tinha nada nas praias. As pessoas de cadeiras de rodas ou muletas que vinham à praia ficavam no calçadão esperando por alguém ou nem se sentiam confiantes de ir à areia", recorda.
Hoje, é comum ver grupos de pessoas jogando vôlei de praia sentadas na areia, dando mergulhos no mar e até surfando graças aos equipamentos ataptados do projeto.

'Tio, é meu maior sonho'

Davi, de 11 anos, realizou o sonho de estar sobre as ondas com a turma do Praia para Todos.
Ele estava na praia com a mãe quando um surfista se aproximou e lhe perguntou se queria dar uma volta na prancha dele. "Eu disse: 'Ô tio, é meu maior sonho'. Surfei com ele. Depois que eu sai da água, ele me deu a prancha dele", conta Davi.
"É a melhor sensação do mundo, é inexplicável. A melhor coisa que aconteceu na minha vida", diz o garoto.
Ele nasceu com uma doença congênita chamada síndrome da banda amniótica. Não tem as pernas nem um dos braços. Isso, contudo, não o impede mais de surfar.
"No início foi bem complicado para a gente, até pela condição física dele. Ele não consegue remar muito bem, não consegue furar onda. Está sempre dependendo de alguém. Sentir segurança e passar isso para ele foram os pontos principais, os mais difíceis para a gente", conta o surfista e instrutor Vinicius Salema.
Davi já tem pinta de surfista. De óculos estilo aviador e vestindo roupa de neoprene, ele desce até a areia pilotando um triciclo. Cumprimenta a turma do projeto, que o ajuda a se prender na prancha e o acompanha até o mar, onde se diverte sobre as ondas.

Reportagem de Fernanda Odilla
fonte:http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37353722#orb-banner
foto:https://somenteboasnoticias.wordpress.com/2015/01/14/rj-projeto-praia-para-todos-2015/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!