29/06/2016

ONU elege Bolívia, Cazaquistão, Etiópia e Suécia como novos membros do Conselho de Segurança

Após impasse, Itália e Holanda chegaram a acordo para dividir mandato de dois anos da quinta vaga em jogo; pacto deverá ser aprovado hoje.



A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu ontem (28/06) quatro novos países para ocupar assentos não permanentes no Conselho de Segurança da ONU: Bolívia, Cazaquistão, Etiópia e Suécia. Os quatro países cumprirão, a partir de 1º de janeiro, um mandato de dois anos no Conselho.
Uma quinta e última vaga ainda será decidida. Após um impasse, Itália e Holanda, que obtiveram o mesmo número de votos, chegaram a um acordo de dividir igualmente o mandato de dois anos — a Itália teria o assento em 2017, e a Holanda, em 2018. O pacto, no entanto, precisa ser aprovado em uma reunião hoje (29/06) e receber a chancela da Assembleia Geral, algo que analistas preveem que acontecerá.
Composto por 15 países, o Conselho de Segurança da ONU tem o poder de impor sanções, autorizar operações militares e ratificar acordos de paz. A entidade também dirige missões de paz ao redor do mundo, cujo orçamento total gira em torno de US$ 8 bilhões (aproximadamente R$ 26,6 bilhões).
Atualmente, os membros não permanentes são Angola, Espanha, Malásia, Nova Zelândia, Venezuela (cujos mandatos terminam no fim deste ano), Egito, Japão, Senegal, Ucrânia e Uruguai (que farão parte do Conselho até o fim de 2017). China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia ocupam os assentos permanentes.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/44564/onu+elege+bolivia+cazaquistao+etiopia+e+suecia+como+novos+membros+do+conselho+de+seguranca.shtml
foto:http://br.sputniknews.com/mundo/20160628/5330667/conselho-seguranca-onu-tres-novos-membros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!