A vacância média nos shopping centers brasileiros inaugurados entre 2013 e
2015 é de 45%, segundo pesquisa da unidade de shopping, varejo e imobiliário do
Ibope Inteligência. Esse porcentual corresponde a cerca de 6.000 lojas
desocupadas nos 77 centros comerciais inaugurados no período.
A tendência é a situação piorar ainda mais, já que há 58
shoppings em construção, o que deve elevar a capacidade instalada em 15% nos
próximos três anos. "O crescimento acelerado teve seu preço. Muitos
projetos foram superdimensionados ou instalados em localizações
duvidosas", disse a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário
do Ibope Inteligência, Marcia Sola, em nota. "O caixa cheio de algumas
empresas levou a uma expansão desordenada, cujo resultado é o que se vê agora:
shoppings centers com elevadas taxas de vacância e projetos prontos que
postergam sua inauguração por falta de varejistas."
Nos empreendimentos inaugurados até 2012, considerados
consolidados, a situação é melhor, com a taxa atual de vacância de 7,6% em área
e 9,1% em número de lojas. "Nesse patamar, a vacância ainda é gerenciável.
O problema é que a fila de espera de varejistas na maior parte dos shoppings
acabou, o que significa que ficará cada vez mais difícil repor os espaços
vagos", disse Marcia Sola.
Considerando os empreendimentos novos e consolidados, a taxa de
vacância é de 15%, ou o equivalente a 1,73 milhão de metros quadrados e 12.000
lojas vagas. A esses vão se somar cerca de 11.400 lojas, ou 1,75 milhão de
metros quadrados, que estão em fase de construção.
"Se, na melhor das hipóteses, acontecer uma retomada ainda
que moderada da economia no segundo semestre, e que esse movimento se acelere
nos próximos anos, serão necessários seis anos para todo o espaço vago
existente no mercado atualmente ser ocupado. Ou seja, para empreendedores mais
cautelosos, novos projetos devem mirar 2022 ou além", disse Marcia.
A pesquisa também mostra que, entre setembro de 2015 e fevereiro
de 2016, foram inauguradas 5.850 operações varejistas nos shoppings
consolidados. Em contrapartida, 5.600 foram fechadas, com destaque negativo
para varejistas relacionados a casa - eletrodomésticos, móveis, decoração e
cama, mesa e banho.
fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/economia/quase-metade-das-lojas-de-novos-shoppings-estao-desocupadas
foto:http://portaldomagrao.com.br/serra-shopping-o-ultimo-a-sair-por-favor-apague-a-luz/
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