09/10/2015

Nobel da Paz vai para quarteto de diálogo nacional na Tunísia


Prêmio Nobel da Paz vai para o quarteto de diálogo nacional na Tunísia. O resultado foi anunciado em Oslo (Noruega) na manhã desta sexta-feira (9/10).  
O grupo é composto por quatro organizações: a União Geral Tunisiana do Trabalho (UGTT, um sindicato), a União Tunisiana da Indústria, do Comércio e do Artesanato (Utica, patronato), a Ordem Nacional dos Advogados da Tunísia (ONAT) e a Liga Tunisiana dos Direitos Humanos (LTDH).
De acordo com o comitê que entrega o prêmio "por sua decisiva contribuição para a construção de uma democracia pluralista no país durante a revolução de 2011". 
A Revolução de Jasmim foi o início do processo para derrubada do regime de Ben Ali na Tunísia e deflagrou também a Primavera Árabe em outros países da região, como Egito, Líbia e Síria. Ação das quatro organizações teve influência nessas regiões da África e do Oriente Médio.
A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, celebrou a escolha em sua conta no Twitter: "O Nobel da Paz ao Quarteto do Diálogo Nacional tunisiano mostra o caminho para resolver as crises na região: unidade nacional e democracia".
Na lista de favoritos para ganhar o prêmio estavam Papa Francisco, Angela Merkel, um padre da Eritreia e um médico congolês.
Os vencedores dividirão os 8 milhões de coroas suecas (US$ 963 mil) concedidos pelo prêmio.

Reportagem de Denise de Almeida
fonte:http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2015/10/09/nobel-da-paz-vai-para-quarteto-de-dialogo-nacional-na-tunisia/
foto:http://www.rtp.pt/noticias/mundo/nobel-da-paz-para-quarteto-de-dialogo-da-tunisia_n864724

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!