10/10/2015

Nasa anuncia que está pronta para enviar humanos para Marte a partir de 2030

Maior preocupação da agência é desenvolver trajes espaciais que mantenham os astronautas saudáveis, dada a quantidade de radiação que incide sobre o planeta.





Um documento atualizado da Nasa, liberado para o público ontem (09/10), mostrou que a agência norte-americana está pronta para enviar astronautas a Marte a partir de 2030. 
Representantes da agência se reunirão com o Congresso norte-americano nas próximas semanas para discutir os detalhes do plano, além de determinar quais serão os parceiros comerciais e internacionais.

A principal preocupação da Nasa é criar trajes espaciais que mantenham os astronautas saudáveis. Marte encontra-se em uma região que é chamada de “Espaço Profundo”, que está situada para além dos satélites da Terra, incluindo a Lua. Dessa forma, os níveis de radiação no planeta são muito maiores e podem provocar problemas imunes, deficiências ósseas e até câncer no corpo humano.
“Morar e trabalhar no espaço exigem que se aceite os riscos, e a viagem vale os riscos”, disse o administrador da agência Charles Bolden, ao Discovery News.Até 2013, a preocupação principal da Nasa era o trajeto entre a Terra e Marte, que, na época, poderia levar até um ano para ser completado. Novos projetos, contudo, pretendem concluir a viagem entre três e seis meses. Bolden acredita que chegar ao planeta vermelho é possível.  “Marte é a próxima fronteira tangível para expandir a presença humana”, afirmou. No mês passado, a agência divulgou que seus cientistas haviam encontrado sinais de água salgada corrente no planeta, tornando mais próvavel a sobrevivência e a existência de vida no local.

Etapas
A Nasa dividiu seu projeto de chegar a Marte em três fases: a primeira diz respeito à permanência no planeta. É preciso analisar como o corpo irá reagir ao ambiente e desenvolver máquinas que proporcionem suporte à tripulação que for enviada, cultivando comida e reciclando água. A segunda etapa consiste em conduzir operações no “Espaço Profundo”, lançando foguetes e cápsulas especiais tripuladas, mas que também permitam aos astronautas coletarem dados e voltarem para Terra em seguida. A primeira cápsula, chamada de Orión, será lançada em 2018. 
A terceira fase inclui, não só enviar humanos para Marte — o que deve acontecer a partir de 2030 —, como ainda enviar máquinas que possam auxiliar a vida humana durantes anos com apenas manutenções de rotina. As missões terão o objetivo de “coletar recursos marcianos para criar combustível, água, oxigênio e materiais que possam ser usados em construção” no planeta.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41922/nasa+anuncia+que+esta+pronta+para+enviar+humanos+para+marte+a+partir+de+2030.shtml
foto:https://www.youtube.com/watch?v=qahrYLopPP4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!