28/08/2015

Estudo feito pela Nasa revela que nível do mar está subindo mais rápido do que o esperad

O estado da Flórida, nos EUA, bem como Cingapura e Tóquio (Japão) correm o risco de desaparecer em 100 anos; 150 milhões de pessoas serão afetadas.



O último estudo realizado por meio de satélites pela NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) mostrou que o nível dos oceanos está aumentando mais rapidamente do que o esperado e que, nos próximos 100 a 200 anos, subirá um metro ou mais. O fato provocará o desaparecimento de diversas cidades litorâneas e países, sobretudo do oceano Pacífico. Somente nos últimos 23 anos, o nível do mar subiu 7,62 centímetros.
Em vídeo divulgado pela agência, é possível ver a graduação de cores de como cada parte do mundo foi afetada nos últimos 23 anos pelo aquecimento global e consequente derretimento das geleiras e aumento do nível dos oceanos.
De acordo com o estudo da agência aeroespacial, apresentado na quarta-feira (26/08), as camadas de gelo estão derretendo mais rápido do que nunca, os oceanos estão se aquecendo e, consequentemente, se expandindo mais rapidamente do que no passado.
Tal fato terá “profundo impacto” em torno do mundo, disse Michael Freilich, diretor da Divisão de Ciência da Terra da Nasa. Ele apontou que mais de 150 milhões de pessoas, a maior parte na Ásia, vivem em áreas que não chegam a um metro acima do nível do mar.
O estado da Flórida, nos Estados Unidos, bem como a cidade-Estado de Cingapura e a cidade de Tóquio, no Japão, correm o risco de desaparecer.
“Teremos provavelmente mais de um metro de aumento no nível do mar, somente baseado no aquecimento que nós tivemos até agora”, afirmou o líder da equipe de estudos do aumento do oceano da Nasa, Steve Nerem. Ele acrescentou ainda que “isso muito provavelmente vai piorar no futuro”. 
Eric Rignot, glaciologista da Universidade da Califórnia Irvine, disse ainda que com o aquecimento global não há razão para esperar que o derretimento das geleiras ocorra no mesmo ritmo que no passado. De acordo com as leis da física, elas vão se deteriorar mais rapidamente - e já estão. “Nós não estamos falando de cenários futuros”, afirmou.
As previsões da Nasa são baseadas em uma série de altímetros que, do espaço, medem a altura do oceano. A agência norte-americana e a CNES, sua equivalente francesa, começaram a medir o nível do mar com satélites em 1992.
De acordo com os cientistas, ainda que sejam tomadas ações para reverter a situação, levaria séculos para que os oceanos e mares voltassem aos níveis prévios à mudança climática.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41461/estudo+feito+pela+nasa+revela+que+nivel+do+mar+esta+subindo+mais+rapido+do+que+o+esperado.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!