25/06/2015

Após protestos, Equador considera realizar consulta popular sobre lei que taxa heranças


O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou na última semana a criação de um espaço de diálogo nacional para debater as propostas enviadas por ele ao Legislativo, em caráter de urgência, com relação à taxação de heranças e mais-valia sobre terrenos. Em meio aos protestos massivos em todo o país, o mandatário afirmou,ontem (24/06), que está considerando a possibilidade de realizar uma consulta popular sobre os temas.
“Tenho fé que, uma vez que as pessoas conheçam o que é a estrutura de pagamento [dos impostos estabelecidos pela proposta de taxação de fortunas] e que os 98% [da população] nunca vão pagar sequer um centavo pela lei de herança, o apoio popular será massivo”, afirmou Correa durante o programa de televisão chamado “Os Cidadãos Perguntam ao Presidente”.
O mandatário ressaltou que apenas 0,1% da população, que representa as famílias mais abastadas do país, “pagará algo representativo”, caso a lei seja aprovada.
Da mesma forma, afirmou que a lei da mais-valia de terras não afetará o povo, já que se dirige especialmente aos especuladores de terra. Ele também desafiou a oposição a demonstrar que as propostas afetam os pobres e a classe média. “Se provarem, retiro imediatamente as propostas”, garantiu.
Protestos
Diversas manifestações foram realizadas em todo o país nas últimas semanas contra as propostas.
A suspensão temporária dos projetos se deu diante da possibilidade de que os protestos desencadeassem alguma violência no país em um momento em que o Equador se prepara para a visita do papa Francisco, de 5 a 8 de julho.
Opositores, grupos empresariais e alguns sindicatos afirmam que os projetos de lei criam novos impostos e terão um impacto negativo sobre o investimento, o comércio e, consequentemente, a criação de empregos.
Os manifestantes argumentam ainda que as medidas do governo vão contra a qualidade de vida dos equatorianos e os impede de deixar um legado econômico aos filhos.
Tal discurso encontrou eco entre trabalhadores e a classe média, como admitiu o próprio Correa. Ele argumenta, no entanto, que tal fato se deve aos representantes dos grandes interesses econômicos “desinformarem sobre o conteúdo dos projetos e seus efeitos e de colocar pânico nos cidadãos honestos”.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/40811/apos+protestos+equador+considera+realizar+consulta+popular+sobre+lei+que+taxa+herancas.shtml
foto:http://m.operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/40811/apos+protestos+equador+considera+realizar+consulta+popular+sobre+lei+que+taxa+herancas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!