31/03/2015

USP recebe primeira exposição de arpilleras

A “arpillera” é uma técnica de bordado originária de Isla Negra, no Chile, e transformada em uma das principais ferramentas de denúncia da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1989).


O pátio da Faculdade de Direito de Universidade de São Paulo (USP) recebe desde a última quinta-feira (26) a exposição “Arpilleras: A denúncia bordada em agulhas, linhas e cores”.
A “arpillera” é uma técnica de bordado originária de Isla Negra, no Chile, e transformada em uma das principais ferramentas de denúncia da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1989). Essa é a primeira exposição de arpilleras tecidas coletivamente pelas mulheres atingidas por barragens do Vale do Ribeira (SP)

A exposição faz parte do projeto realizado pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) desde o início de 2013 com mulheres atingidas. Através de diversas oficinas, mais de 800 mulheres utilizaram o bordado para denunciar todas as violações de direitos humanos sofridas na construção de barragens no Brasil.

São diversas violações sofridas pelas mulheres em toda a sociedade, no caso das atingidas por barragens elas apenas se agravam. “Já está mais do que provado o aumento significativo de assédio sexual, tráfico de pessoas e prostituição nas cidades próximas aos canteiros de obras das hidrelétricas. Apesar disso, estamos provando que é possível construir a auto-organização como enfrentamento dessas injustiças”, afirmou a coordenadora estadual do MAB, Louise Lobler.

Durante a exposição, também será lançado o Dossiê, elaborado pelo SAJU (Serviço de Assessoria Jurídica Universitária) Tuíra, sobre a Violação de Direitos Humanos nas Comunidades Atingidas do Vale do Ribeira. O documento é resultado de uma parceria entre o MAB e o SAJU Tuíra, formado por estudantes de direito da universidade, que acompanharam por cerca de um ano as comunidades atingidas do Vale do Ribeira.
 
O evento também marca o lançamento do documentário “Arpilleras: bordando a resistência”. O média-metragem retratará a história de cinco mulheres atingidas de diferentes regiões do país. Cada uma, a partir de sua realidade, vai contar sua própria história e do seu lugar de origem, dentro da perspectiva de expor o impacto social e as violações de direitos humanos causada pela construção das barragens em suas comunidades, que afetam especialmente as mulheres.

A “costura” do documentário, além do fio condutor construído a partir do olhar feminino sobre as realidades de violações e também sobre a participação nas lutas, será a produção de uma arpillera. Cada uma das cinco mulheres fará uma parte da arpillera, contando para as outras a sua história dentro da técnica criada pelas mulheres chilenas.

A partir de amanhã (1º de abril), o projeto estará disponível no Catarse para financiamento coletivo. A equipe pretende arrecadar recursos para dar início às gravações.


fonte:http://www.brasildefato.com.br/node/31686
foto:http://chileabroad.gov.cl/argentina/2013/09/24/chilena-roberta-bacic-viene-como-curadora-invitada-a-la-exposicion-de-arpilleras-del-parque-de-la-memoria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!