31/05/2014

Anvisa proíbe venda do antigripal Resfenol

Segundo a agência, registro do medicamento foi suspenso porque fabricante não apresentou estudo clínico que comprove eficácia do remédio.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu ontem a distribuição e venda do medicamento Resfenol solução oral em gotas. De acordo com o órgão, o registro do produto foi cancelado porque a fabricante Kley Hertz não apresentou estudos clínicos que comprovem a eficácia do antigripal. A empresa fica responsável por retirar o medicamento do mercado.
Em nota de esclarecimento a empresa de clarou que, "por falta de interesse comercial, decidiu não renovar o registro da apresentação do medicamento Resfenol solução oral em gotas. Dessa forma decidiu por não realizar os estudos clínicos necessários para a renovação. Salientamos que essa apresentação está em comercialização há mais de 20 anos no mercado não havendo nenhum registro de problemas ou reclamações sobre sua eficácia ou segurança."
Também nesta sexta-feira, a Anvisa suspendeu as vendas do lote 09411231 do medicamento genérico e antibiótico Cefalexina 500mg comprimido, fabricado pelo Laboratório Teuto Brasileiro e com validade até janeiro de 2016. Segundo a agência, o lote apresenta apenas oito comprimidos na embalagem, que deveria conter dez.

Especialista responde 8 dúvidas sobre a gripe
O médico infectologista Jean Gorinchteyn, do Hospital Emílio Ribas, explica quais são os sintomas, os tipos e os tratamentos da doença.
Por que a gripe atinge mais pessoas durante o inverno?

"O inverno é uma época em que, pelas baixas temperaturas, as pessoas tendem a se aglomerar mais. Isso facilita a circulação de vírus e bactérias, especialmente os responsáveis por doenças respiratórias."

Quais são as diferenças entre gripe e resfriado?

"Nós temos alguns sintomas que servem para diferenciar entre gripe e resfriado. O resfriado é caracterizado apenas por sintomas respiratórios, como dor de garganta, nariz entupido e coriza. Ele não tem repercussão no estado geral do paciente. Já os casos de gripe têm uma manifestação mais intensa do ponto de vista respiratório, mas também atingem o resto do corpo, com dores nas articulações, febre e dificuldades para executar suas atividades cotidianas."

Quando uma pessoa gripada deve procurar um médico?

"Um paciente deve procurar seu médico quando tiver desconfortos significativos em sua respiração. Casos mais sérios, com tosse seca, cansaço após pequenos esforços e a falta de ar até em repouso podem indicar uma complicação na doença."
"Além disso, pessoas em grupo de risco também devem procurar a ajuda médica nos primeiros sinais da doença. Esses casos são de gestantes, idosos e crianças pequenas, ou pessoas com doenças associadas como as respiratórias, cardíacas e o diabetes. Os pacientes com alterações do sistema imunológico, como o HIV, também devem nos procurar."
"O médico deverá receitar um antiviral para o paciente, que também será administrado para seus parentes, para prevenir a transmissão da doença."

Quais são os diferentes tipos de gripe? Algum é mais perigoso?

"Existe uma diferença entre os vírus que causam a gripe, mas ela não muda os sintomas da doença. Nós temos o vírus de influenza A e o influenza B. Um tipo conhecido de influenza A é o H1N1, causador do que chamávamos de gripe suína. Hoje ele não é mais chamado assim, porque passava a ideia de que a gripe era transmitida por porcos. Isso até aconteceu no começo da epidemia, mas hoje em dia ele é transmitido de homem para homem."
"Os efeitos de cada tipo de vírus vão depender do organismo atingido. Pelos sintomas inicias da doença, não temos como diferenciá-los. Além disso, a abordagem médica é a mesma para todos os tipos de vírus."

A vacina protege contra todos os tipos de gripe?

"A vacina protege contra a influenza A e B, incluindo o H1N1. Ela é modificada todos os anos, porque ela é feita a partir dos vírus que foram mais circulantes no ano anterior.  No entanto, o vírus da gripe tem muitas variantes e a vacinação só leva à imunização em 95% dos casos."
"Ela deve ser aplicada nas pessoas que estão em grupo de risco, como gestantes, idosos, crianças e pessoas com doenças associadas. A vacina deve ser aplicada antes do começo do inverno, porque o corpo demora de 10 a 15 dias para produzir os anticorpos. É claro que isso não impede alguém que não se vacinou de tomar a vacina num período posterior."

Alguma dessas gripes traz risco de vida?

"A gripe pode matar, principalmente nos pacientes mais debilitados. Existem grupos específicos que estão mais vulneráveis à doença, como as grávidas, idosos e cardíacos. Por isso mesmo, essa população é alvo das campanhas de vacinação."
"Não é comum, mas pode acontecer de pessoas no auge de sua forma física morrerem em decorrência da gripe. Muitos desses casos acontecem porque o sistema imunológico desses pacientes respondem à gripe de forma mais ativa que o normal, desencadeando respostas inflamatórias intensas em seu corpo."

Um paciente gripado não pode sair em público?

"É muito importante que as pessoas tomem cuidado quanto a isso. O paciente com gripe deve evitar sair de casa, ir para o trabalho e usar transporte público, porque existe o risco de ele contaminar outras pessoas."

Como podemos perceber o agravamento da doença?

"A gripe tem dois momentos onde podem aparecer complicações. O primeiro é nas fases inicias da doença, quando o vírus está ativo e instalado no pulmão do paciente e pode levar a complicações respiratórias. Da mesma forma, esse paciente pode apresentar complicações tardias, que não estão relacionadas com o vírus da gripe, mas a bactérias. É o caso de pessoas que tiveram gripe, começaram a melhorar e voltam a sentir febre. A bactéria se aproveitou do fato de seu sistema imunológico estar fragilizado."

fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/saude/anvisa-proibe-venda-do-antigripal-resfenol
foto:http://criarfazer.net/gripe-comum-dicas-de-como-evitar-e-tratar-a-gripe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!