21/04/2014

21 de abril, Dia de Tiradentes


Poucas pessoas lembram de fato o motivo de algumas datas serem consideradas feriados. Principalmente se esses dias forem datas históricas. O dia de ontem, por exemplo, dedicado a Tiradentes, passou despercebido para quem aproveitou o descanso do trabalho ou escola em Fortaleza. Puxar da memória o significado da data foi quase um suplício. Isso só para ligar o dia ao homenageado Tiradentes.
Nem pensar em ir mais além. Como saber que esse, na verdade, foi o apelido de Joaquim José da Silva Xavier. Ele liderou a Inconfidência Mineira na tentativa de fazer do Brasil um País independente e morreu enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Ele é considerado mártir da luta pela independência.
O Diário do Nordeste saiu às ruas para saber sobre o feriado comemorado ontem e encontrou quase total desconhecimento sobre o fato que marcou a história brasileira. Muitos confessaram estar envergonhados por nem ter uma vaga lembrança sobre o significado do dia dedicado a Tiradentes; outros não demonstraram o menor constrangimento em afirmar que só querem aproveitar com os familiares e amigos momentos de lazer.
“Tiradentes é o mesmo que Pedro Álvares Cabral?”, perguntou, meio desconfiado, Felipe Barros Melo, de 18 anos. “21 de abril é o descobrimento do Brasil ou sua independência? Não sei diferenciar!”, hesita Maria do Carmo Ferreira, de 17 anos. Os dois, moradores do bairro Aldeota, são estudantes de escola particular e amigos inseparáveis.
No entanto, peraí! Tiradentes é um e Pedro Álvares Cabral é outro. O primeiro liderou a Inconfidência Mineira. O segundo descobriu o Brasil, em 1.500. Inclusive, sabiam que hoje é dia 22 de abril? Sabem o que significa?, indaga a reportagem. “Acho melhor a gente continuar nossa caminhada...Olha moça, não tira foto, não, tá?”, desconversam e seguem em frente.
Outros bateram no peito e disseram sem pestanejar: “Tiradentes foi um revolucionário baiano e morreu lutando pela liberdade de expressão, em Minas Gerais”. “Os portugueses ficaram p. da vida com ele e mandaram vê e o decapitaram em praça pública, assim como na França fizeram com aqueles reis e rainhas”, narrou Jairo de Lima Gomes, de 15 anos.
Depois de muito tentar, a reportagem suspira aliviada... afinal, a verdadeira história aparece. “É feriado porque Tiradentes morreu lutando pela independência do Brasil. Foi o mártir da Inconfidência Mineira e morreu enforcado”, esclarece a aluna da 7ª série de uma escola pública, Janaína Maria de Oliveira, de 16 anos.
Por causa da grande atuação de Tiradentes, e por ser uma figura ilustre da história do País, a data de sua morte figura no calendário oficial de feriados nacional. Há 217 anos, no dia 21 de abril de 1792, ele foi enforcado em praça pública.



Reportagem de Lêda Gonçalves
fonte:http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/significado-do-dia-21-de-abril-passa-despercebido-1.48058
foto:http://doutissima.com.br/2014/01/29/o-dentista-mais-famoso-de-todos-os-tempos-tiradentes-43826/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!