30/01/2014

Brasil, Argentina e Uruguai assinam tratado para abertura de arquivos de ditaduras



O governo brasileiro assinou dois tratados, com o Uruguai e a Argentina, que determinam a abertura dos arquivos nacionais para facilitar a apuração de abusos de direitos humanos cometidos durante as ditaduras nesses países.
Segundo o chanceler brasileiro Luis Alberto Figueiredo, com os acordos "será possível usar o material da Argentina e do Uruguai para facilitar os trabalhos de recuperação da memória".
A Comissão da Verdade, estabelecida no Brasil para esclarecer abusos ocorridos durante o regime militar (1964-1985), será diretamente beneficiada.
O grupo apura, por exemplo, a hipótese de que o ex-presidente João Goulart, deposto em 1964, tenha sido morto por envenenamento durante seu período de exílio na Argentina.
O possível assassinato poderia ter sido praticado por membros do regime militar, embora a causa oficial da morte é um infarto.
O tratado também deve ajudar a Comissão da Verdade a apurar ações realizadas no âmbito da Operação Condor, uma aliança entre os regimes autoritários da América do Sul para perseguir opositores.
O memorando de intenções foi assinado ontem quarta-feira por Figueiredo e pelos chanceleres argentino Hector Timerman e uruguaio Luis Almagro.
O tratado prevê o compartilhamento de "toda informação contida em qualquer meio ou tipo documental, produzida, recebida e conservada por qualquer organização".
O tratado diz que o objetivo do intercâmbio de informações visa contribuir para o processo de "reconstrução histórica da memória, verdade e justiça".
Contudo, o tratado isenta os países de fornecerem documentos se sua entrega violar legislações internas por questões de segurança.
Declaração de Havana
O presidente cubano Raúl Castro proclamou ontem a declaração de Havana, o documento resultante dos dois dias da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos).
O documento estabelece na região uma "zona de paz", com o compromisso permanente de seus membros em solucionar de forma pacífica as controvérsias que venham a surgir.
Um dos pontos principais da declaração é o compromisso de respeitar "o direito inalienável de escolher seu sistema político, econômico e cultural" para assegurar a convivência pacífica.
Segundo o chanceler Figueiredo, isso não significa, ao menos para o Brasil, prejuízo aos valores democráticos.
"Embora seja uma área de grande diversidade, nós temos nossos valores democráticos e vamos sempre defendê-los", disse Figueiredo.



fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2014/01/29/brasil-argentina-e-uruguai-assinam-tratado-para-abertura-de-arquivos-de-ditaduras.htm
foto:http://bodegadahistoria.wordpress.com/2012/11/22/historiador-diz-que-brasil-foi-protagonista-na-operacao-condor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!