Historicamente,
quando se pensava em mercado de luxo na América do Sul, dois lugares sempre
apareciam como referência: Buenos Aires e São Paulo. Mas agora uma terceira
cidade sul-americana está disputando um lugar neste mercado: Santiago do Chile.
Nos
últimos anos, a maioria das principais marcas de luxo do mundo desembarcaram na
capital chilena, atraídas por bons indicadores econômicos, preferências
tarifárias e crescimento na demanda por artigos de luxo.
Quem
visita Santiago não está restrito apenas à tradicional avenida Alonso de
Córdova – que concentra as lojas mais caras do país. Desde o mês passado,
Santiago conta com o Distrito de Luxo, uma área especial dentro do shopping
Parque Arauco.
Cristina
Garrido Salazar, diretora do Portal Premium Chile – um site da internet
dedicado a informações sobre marcas de luxo – disse à BBC que mais de nove
empresas já se estabeleceram no local.
Segundo
a Associação de Marcas de Luxo (AML), que representa diversos varejistas do
setor, o setor cresceu em média 10% por ano – o dobro do ritmo da economia
chilena nos últimos dois anos.
Em
2012, as vendas alcançaram US$ 472 milhões. Desta forma, o Chile superou a
Argentina no segundo posto no mercado de luxo do Cone Sul, atrás apenas do
Brasil.
Para
Garrido Salazar, se trata de um feito "notável" para um país de
apenas 18 milhões de pessoas – uma fração da população da Argentina (41
milhões) e do Brasil (198 milhões).
Turistas brasileiros
Um dos diretores
da AML, Jorge Sandoval, disse à BBC que o crescimento de mercado de luxo no
Chile ocorre – entre outros motivos – pelo aumento do poder aquisitivo da
população e "mudanças regionais" que beneficiaram o Chile.
Uma
destas mudanças regionais citadas por Sandoval é o fechamento de lojas de luxo
na Argentina, devido à restrições de importação impostas pelo governo federal
argentino.
Constanza
Sierra, diretora da consultoria especializada em marcas de luxo Essentia
Consulting, disse que o "êxodo de Buenos Aires" provocou um
"vento muito favorável" ao setor em Santiago.
"Apesar
de São Paulo ser um mercado bastante grande, a proximidade com a capital
chilena atrai muitos consumidores argentinos", diz a especialista, que
atende clientes no Chile, Argentina e Uruguai.
Ela diz
que o Chile está se transformando em uma espécie de "nova Miami", um
destino especial de compras. No entanto, o principal impulso à economia local
ocorre devido ao grande fluxo de turistas brasileiros ricos.
"Hoje
a maioria dos pacotes turísticos para a temporada de esqui incluem um ou dois
dias de compras em Santiago", diz Sandoval.
Carlos
Ferreirinha, diretor da empresa brasileira MCF Consultoria, afirma que os
brasileiros são os "consumidores número um" tanto em Santiago, como
em Buenos Aires e Miami. Ferreirinha diz que o Chile oferece uma vantagem em
relação ao Brasil: baixas tarifas de importação.
"O
Brasil é um dos países mais complicados e caros em termos de impostos e custos
de importação. Por exemplo, pelo vinho importado se paga uma tarifa de 75%;
para joias, perfumes e cosméticos, 50%; e para automóveis, 55%."
Por ser
um dos países com o maior número de tratados de livre comércio do mundo, o
Chile tem tarifas de importação baixas – às vezes inexistentes.
"Os
carros dos Estados Unidos e Japão não pagam taxas de importação devido a
acordos com esses países", diz Sandoval.
Os
setores automotivo, de turismo e de negócios imobiliários são os que mais geram
receita para o mercado de luxo no Chile.
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