16/03/2012

Desenhos animados portugueses vão ser estudados para perceber efeitos na alimentação das crianças

Crianças portuguesas, holandesas e húngaras vão participar num estudo internacional que pretende avaliar o impacto nos seus hábitos alimentares de uma nova série de animação 100% portuguesa: os Nutri Ventures.



Teo, Lena, Ben e Nina são os heróis destes desenhos animados, que serão  apresentados sábado no Cinema S. Jorge, em Lisboa. Por detrás de cada aventura  dos Nutri Ventures há sempre o mesmo objetivo: mostrar a importância de  uma alimentação saudável. Para garantir que as mensagens nutricionais são "as mais indicadas",  todas as falas dos heróis e vilões da animação foram lidas e revistas por  especialistas da Associação Portuguesa de Nutricionistas, disse à Lusa Rui  Lima Miranda, um dos sócios fundadores da empresa Nutri Ventures.  
A série, com um orçamento total de 7,5 milhões de euros, vai começar  a ser transmitida em breve pela RTP2 e, no final do ano, começará a ser  vista também pelas crianças brasileiras, húngaras, polacas e isrealitas.  A empresa que produz a série está ainda em negociações para conseguir que  os quatro heróis cheguem, ainda este ano, ao Reino Unido, Itália, México  e China. Para já, o trabalho português conseguiu chamar a atenção da Organização  Mundial de Saúde (OMS): "Quando nos foi apresentado o projeto vimo-lo com  bastante interesse não só pelos aspetos tecnológicos, mas particularmente  pela mensagem e, uma vez que vai ser transmitida em muitos países, achamos  que era importante medir o seu impacto. Por isso, sugerimos a realização  de um estudo e ajudámos a estabelecer contactos com organismos com grande  capacidade de investigação na área da promoção de saúde", contou à Lusa  o coordenador do programa de nutrição, atividade física e obesidade da OMS,  João Breda. 
Os responsáveis da Nutri Ventures aceitaram por a série à prova e, segundo  Rui Lima Miranda, os testes serão feitos a partir do segundo semestre deste  ano em três países: Portugal, Holanda e Hungria. De acordo com o responsável da OMS, "os investigadores deverão estudar  o impacto em termos de consumo alimentar e de atividade física das crianças,  mas também em termos de conhecimento, percepções e das atitudes das crianças".
O excesso de peso afeta uma em cada quatro crianças europeias e "até  agora ninguém estava a conseguir atraí-las" para a importância da alimentação  saudável, disse Rodrigo Carvalho, o outro sócio fundador da Nutri Ventures. A série criada por Rodrigo e Rui tem como vilão um louco que decide  ser dono do mundo, destruindo todos os alimentos e criando uma barra altamente  calórica que se come apenas uma vez por dia. No entanto, antes da destruição,  um grupo de nutricionistas consegue esconder todos os alimentos, que dão  super-poderes às crianças.  
"Não podemos esperar que a série vá mudar o panorama da obesidade na  Europa, mas pode ter um efeito interessante e, por muito reduzido que seja,  será sempre um contributo positivo", disse João Breda, lembrando que é preciso  uma conjugação de políticas nacionais e locais que permitam que as crianças  e suas famílias tenham acesso a uma alimentação saudável.  
O pré-lançamento dos Nutri Ventures está marcado para sábado, na abertura  do Monstrinha, a secção infantil do Festival Monstra. Entre abril e maio  será lançado na RTP2 e, a partir de setembro na RTP2, no Canal Panda e em outros  países. 
foto:bangbanganimation.blogspot.com

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