20/10/2012

20 de outubro: Dia Mundial da Osteoporose


Exercícios físicos são fundamentais para o combate à osteoporose em todas as idades, principalmente para pessoas com mais de 60 anos. Dados revelam que 200 milhões de pessoas no mundo sofrem com este mal, sendo cerca de 15 milhões delas no Brasil. Hoje comemora-se o Dia Mundial de Combate à Osteoporose e para celebrar a data, a Fundação Internacional da Osteoporose divulgou um relatório que promove uma estratégia de três passos para ter ossos saudáveis e músculos fortes.
Segundo o documento, além de uma dieta adequada de cálcio e proteína e do consumo de vitamina D, a atividade física diária é absolutamente essencial para fortalecer os ossos e os músculos. Reforçando, ainda, a importância da atividade física para a saúde dos ossos, a geriatra e diretora médica da Academia Estação do Exercício, Janise Lana Leite, cita dois estudos científicos elaborados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
No estudo da Universidade Federal, 61 homens, com idades entre 60 e 75 anos, foram divididos em dois grupos. Enquanto um time realizou atividades físicas sem pesos três vezes por semana, durante 24 semanas, o outro grupo fez exercícios resistidos com carga progressiva na mesma frequência e período.
Ficou comprovado que o programa de treinamento de força durante 24 semanas mostrou-se favorável na melhora dos desempenhos funcionais e motores dos idosos, incluindo o equilíbrio, a coordenação motora e a agilidade dos movimentos.
Já o estudo da USP mostra especificamente os benefícios da musculação para o combate à osteoporose e aos demais sintomas da menopausa. O estudo conduzido por médicos da universidade diz que “o treinamento resistido (TR), quando praticado com regularidade, pode aumentar a força muscular com positivas repercussões na proteção contra as quedas, além do eficiente estímulo para o aumento da massa óssea, influenciando fatores de risco relacionados com a osteoporose”.
Os pesquisadores brasileiros compararam dados de 26 estudos anteriores feitos na Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, China, Estados Unidos, França e Japão, com um total de 2.300 mulheres com idades entre os 40 e 92 anos. De modo geral, todos os estudos apontam benefícios do treinamento resistido para a melhoria da densidade mineral óssea do corpo.
A médica Janise Leite faz um alerta. “Principalmente na terceira idade, os exercícios físicos devem ser feitos com supervisão de um profissional qualificado. Melhor ainda se forem acompanhados por profissionais que possuam especialização em atividade física para idosos. Desta forma, os exercícios serão feitos com segurança cardiovascular, evitando lesões e garantindo um envelhecimento saudável”, disse a geriatra.


foto:maurilioferreiralima.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!