17/05/2012

Apenas um terço da população do Brasil tem acesso à internet em casa


O número de brasileiros que navegam na internet cresceu, mas apenas uma em cada três pessoas tem acesso à rede em casa. É o que revela o mapa da inclusão digital lançado ontem(16), no Rio de Janeiro.
O crescimento impressiona, mas não estamos em uma situação confortável no ranking mundial. O Brasil ocupa a posição de número 63 entre 158 países mapeados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e por uma empresa internacional de pesquisa. A Suécia é onde a população está mais conectada à internet em casa. No outro extremo, com zero de acesso estão países do continente africano.
O número de excluídos no Brasil é um reflexo de nossas desigualdades, segundo os pesquisadores. E um dado no estudo causou surpresa: a maior limitação no acesso à internet no Brasil não é a renda, mas sim a falta de conhecimento. Ao todo, 33% dos entrevistados responderam que não acessavam porque não achavam necessário ou não queriam; 31% porque não sabiam usar. E 29% porque não tinham acesso ao computador.
“Eu não sei mexer e, além de tudo, eu nunca colocaria a internet na minha casa, porque para mim não tem valor”, afirma a pensionista Odete Malvezzi.
Na análise regional, a cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, é a campeã em acessos em casa. E 18 municípios de quatro estados brasileiros registraram 0 de acesso.
“A desigualdade de acesso pode perpetuar e ampliar a desigualdade de renda, porque quem tem acesso acha emprego com mais facilidade, tem mais acesso a instituições de ensino. Então, a preocupação com este tipo de estudo é você municiar políticas públicas que diminuam esta brecha digital entre as pessoas”, aponta o coordenador da pesquisa da FGV, Marcelo Neri.
 

Reportagem de Tatiana Nascimento
foto:substantivoplural.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!