19/01/2012

Parabéns e boa sorte Dr. Marco Antonio Raupp!



Poderia começar esta postagem dizendo simplesmente sobre o novo ministro da Ciência e Tecnologia: físico Marco Antonio Raupp (foto acima) presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e estava à frente da Agência Espacial Brasileira.No entanto,qualquer referência que se faça ao Dr. Raupp é fundamental iniciar ressaltando o seu diferencial humano em primeiro lugar.Ímpar em seu conhecimento científico, fato incontestável diante de sua brilhante trajetória profissional e acadêmica,possui extremo senso de justiça e de equilíbrio, características que certamente irão fazer a diferença em seu Ministério com consequências positivas para todo o Brasil.Tenho a honra de conhecer o Dr. Raupp e posso afirmar, sem nenhum receio de estar exagerando, que a escolha do seu nome para ocupar a pasta do Ministério da Ciência e Tecnologia foi uma das decisões mais acertadas do atual governo.



Vamos as notícias:

Novo ministro da Ciência e Tecnologia tem perfil técnico


Aloizio Mercadante assume o ministério da Educação e Cultura e Marco Antonio Raupp, com vasta e elogiada experiência no mundo da ciência, assume o Ministério da Ciência e Tecnologia. Físico por formação, Raupp tem doutorado em matemática pela Universidade de Chicago, foi diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entre 1985 e 1989, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), de 2001 a 2006, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2007 e 2010 e atualmente ocupava a presidência da Agência Espacial Brasileira.
Físico por formação, Raupp tem doutorado em matemática pela Universidade de Chicago, foi diretor geral do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) entre 1985 e 1989, diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), de 2001 a 2006, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2007 e 2010 e atualmente ocupava a presidência da Agência Espacial Brasileira.
A indicação de Raupp foi bem recebida por outros cientistas. "Foi uma excelente escolha. Ele já vinha fazendo um bom trabalho de reestruturação da Agência Espacial Brasileira", diz Helena Nader, atual presidente da SBPC. "Mas ele tem grandes desafios pela frente: aumentar o orçamento do ministério e tentar mudar a nossa legislação no que se refere à ciência. Hoje temos uma legislação anticiência, inadequada para um país que é a sexta economia do mundo."
Para Claudio Melo, astrônomo do ESO (European South Observatory – Observatório Europeu do Sul, que opera telescópios no Chile) há 10 anos, foi uma boa escolha. "Ele é um cientista e conhece bem a astronomia. Já participou do conselho técnico e cientifico do Laboratório Nacional de Astrofísica, foi diretor do INPE e presidente da AEB. Ele terá o conhecimento para avaliar o momento histórico e a oportunidade única para a ciência brasileira."
"Sua proximidade com o mundo acadêmico é um importante diferencial em relação a Mercadante", acrescenta outro astrônomo, sem se identificar. "É bom ter alguém que que conhece os problemas das atividades científicas, como infraestrutura, financiamento, e sabe como se organizam os grupos de pesquisa."
Perfil
Marco Antonio Raupp nasceu em 1938, em Cachoeira do Sul (RS). Formou-se em Física em 1961, pela Universidade do Rio Grande do Sul. Fez doutorado pela Universidade de Chigado em 1971 e recebeu o título de livre-docente no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo em 1994. De 1980 a 1985 foi pesquisador titular no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do qual se tornaria diretor no período 2001-2006.De 1985 a 1989 foi diretor geral do Inpe. Por três mandatos presidiu a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entre 2007 e 2010 e foi nomeado presidente da Agência Espacial Brasileira em 2011.
Conheça as idéias do Dr. Raupp para o Programa Espacial Brasileiro:


Reportagem de Jones Rossi e Marco Túlio Pires
foto:www1.folha.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!