24/10/2011

Tunísia: Primeira eleição após a Primavera Árabe

Um momento histórico para o mundo.




Tunisianos lotaram ontem (23.10) as urnas durante as primeiras eleições livres do país, dez meses depois das insurgências da Primavera Árabe e da saída do presidente Ben Ali.
Poucas horas após a abertura das urnas na Tunísia, postos de votação apresentavam filas de dobrar quarteirão e alguns eleitores esperavam mais de duas horas na fila. Entre os eleitores estavam mulheres com e sem lenços na cabeça, ex-presos políticos, pais com filhos no colo e jovens cujos comentários no Facebook ajudaram a alimentar a revolução.
Cerca de 70% dos eleitores cadastrados votaram nas primeiras eleições livres da Tunísia. A população teve de escolher os cerca de 200 parlamentares da Assembleia Constituinte, que deverão redigir a nova Constituição do país. A assembleia também apontará um governo interino e marcar eleições para um novo presidente e Parlamento.
"O comparecimento dos tunisianos superou todas as expectativas", disse o diretor da Comissão Eleitoral, Kamel Jendoubi.
De acordo com Jendoubi, o resultado da votação será divulgado oficialmente amanhã.
Com o Exército tunisiano na rua para manter a ordem, não foi reportada qualquer cena de violência perto dos locais de votação, onde centenas de observadores internacionais estão monitorando as eleições.
As mais recentes pesquisas boca-de-urna apontam para uma vitória do partido islâmico, Ennahda, banido há muitos anos na sequência do golpe de Estado que permitiu a Ben Ali garantir o poder durante mais de 20 anos.

fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1060894
foto:oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!