26/10/2011

Cidades se prepararam para Campanha Nacional de Combate ao AVC


No próximo dia 29 será comemorado o Dia Mundial do AVC (Acidente Vascular Cerebral), que é chamado de derrame. A campanha mundial surgiu de uma ideia da Organização Mundial de AVC, que busca estimular os profissionais da área da saúde a sociedade para pedirem melhores condições para o atendimento deste doença.
Dessa forma, a Sociedade de Doenças Cerebrovasculares, a Associação Brasileira AVC e a ONG Rede Brasil AVC estão lançando a Campanha nacional e Combate ao Acidente Vascular Cerebral. O tema criado para a campanha é: Uma em cada seis pessoas terá um AVC em sua vida – esta pessoa pode ser você!”. A campanha vai acontecer simuladamente com a mundial e já está sendo organizada por mais de 50 cidades brasileiras.
Segundo a Organização mundial de AVC, a cada seis segundos uma pessoa, seja qual foi o seu sexo ou idade, morre em decorrência do derrame. No Brasil, a campanha busca orientas as pessoas sobre como prevenir a doença e bem como quais são os fatores de risco e os tipos de tratamentos oferecidos.
Segundo a Sociedade Brasileira de Neurologia (SBN), no Brasil, uma pessoa é vítima de AVC a cada cinco minutos. A estimativa é que por ano sejam 100 mil mortes por conta da doença. “Boa parte das mortes poderia ter sido evitada com a prevenção e se houvesse maior organização dos hospitais para o tratamento desta emergência médica”, comenta a presidente da rede Brasil de AVC, a neurologista Sheila Martins.

AVC


O AVC resulta da restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, causando lesão celular e danos nas funções neurológicas.As causas mais comuns são os trombos, o embolismo e a hemorragia.
Apresenta-se como a 2ª causa de morte no mundo. O AVC é a principal causa de incapacidade neurológica dependente de cuidados de reabilitação e a sua incidência está relacionada com a idade.
Irão ser focados aspectos relativos da patologia, tais como, epidemiologia, causas de AVC, factores de risco, fisiopatologia, tipos de AVC, manifestações clínicas, complicações…

A definição de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionário Médico é uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003).
Acidente Vascular Cerebral é um derrame resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. As manifestações clínicas subjacentes a esta condição incluem alterações das funções motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurológico destas alterações possa variar muito em função do local e extensão exacta da lesão (Sullivan, 1993).

O AVC é uma ameaça à qualidade de vida na velhice não só pela sua elevada incidência e mortalidade, mas também pela alta morbilidade que causa, implantando-se frequentemente em pessoas já com problemas físicos e/ou mentais (Resck, Botelho, Herculano, Namorato, Freire, 2004; William Pryse-Phillips, 1995). Também afecta na sua maioria aos idosos, mas existe uma percentagem de 20% dos AVC’s que ocorre em indivíduos abaixo dos 65 anos. É uma patologia que atinge mais a raça negra, especialmente a faixa etária mais jovem (Sullivan, 1993).


foto:historiasavc.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!