27/09/2011

Brasil importa empregos

O Brasil é a salvação?

Uma bomba estourou ontem entre os 20 países mais ricos do mundo (G-20) quando foram revelados dois estudos que apontam para um mesmo problema grave: desemprego vai aumentar, não devendo recuperar-se tão cedo nessas 20 nações. Um dos estudos apresentados ontem em Paris, o da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostra que e a atividade econômica continua caindo, e o outro, da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (Ocde), indica que os países do G-20 já perderam pelo menos 20 milhões de empregos com a crise financeira de 2008 e agora podem voltar a perder mais 20 milhões até o fim de 2012. - 
O que se viu foi uma tímida recuperação de empregos dentro do G-20, insuficiente para compensar os 20 milhões de empregos perdidos na crise econômica de 2008. A expansão do emprego foi de apenas 1%, e, segundo os especialistas da Ocde, a aumento mínimo anual necessário é de 1,3% para suprir a falta de 20 milhões de empregos nos países do G-20 até 2015. "Agora a previsão é que se a taxa de emprego crescer 0,8% até o fim de 2012, a falta de empregos crescerá em mais 20 milhões de postos de trabalho, perfazendo um total de 40 milhões nos países do G-20", concluem a OIT e a Ocde.
A questão é como os países vão gerenciar a situação do aumento das tensões sociais e o seu efeito multiplicador entre os países do G-20. Pelo estudo, 200 milhões de pessoas estão desempregadas atualmente no mundo, o que chega muito perto da pior marca da história, registrada na Grande Depressão que começou a partir da crise de 1929.
Brasil, Alemanha e Indonésia são exceções dentro do quadro de perda de emprego entre os 20 países mais ricos, pois neles há aumento de empregos, mas o desemprego permanece muito alto em outros, como Espanha -onde supera 20% da força de trabalho-, Estados Unidos, Reino Unido, África do Sul e União Europeia.
O Brasil tem recebido um volume extraordinário de pedidos de visto para trabalho no País, especialmente de quadros que de alguma forma pareciam excedentes na matriz em decorrência da crise mais aguda nos países mais ricos, como os Estados Unidos e muitos da Europa.
As filiais brasileiras de bancos e indústrias químicas, dentre outras, estão "importando" talentos de sua matriz.



http://www.dci.com.br/Brasil-importa-empregos-4-392309.html
foto:granma.cu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!