25/01/2011

Professor Eugenio Raúl Zaffaroni



Aula de Direito do curso de Doutorado da Universidade de Buenos Aires (UBA)-Modulo IV (B) - 7 de janeiro de 2011, aniversário do prof. Zaffaroni, com o qual tive a honra de compartilhar este momento registrado pela câmera.

Eugenio Raul Zaffaroni é ministro da Suprema Corte Argentina e professor titular e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia da UBA, doutor honoris causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal.
Suas teorias são amplamente difundidas no Brasil, tendo publicado livros em co-autoria com Pierangeli e com Nilo Batista em português.
É defensor de um pensamendo que define como "realismo marginal jurídico-penal". Muitos o consideram defensor do garantismo, entretanto esta confusão é feita porque até meados da década de oitenta Zaffaroni ainda pensava o Direito Penal como legítimo instrumento de controle social em vista da eficiência das penas criminais para ressocializar o punido.

2 comentários:

  1. Anônimo2.2.11

    olá, Tania. estou muito interessada em cursar mestrado ou doutorado na UBA. escolhi essa universidade inspirada pelo prof. zaffaroni... estou indo ora buenos aires no fim do mes e se tiver alguma dica, agradecerei muito. abraçoes, nayara.
    naandradepereira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13.2.11

    oi professor, meu nome é flávio estor acaminho para ser torna um fílosofo é espero que Deus mim ajude nesta camiada estor proto para enfretar o que de e vier, as divercidade da vida quando eu vejo um õnibus escolar com professores eu imagino eu ali dentro como um professor este e o meu maior sonho adorei ler um pouco ética para paz.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!