08/06/2017

Peru protesta contra o Equador pela construção de um muro na fronteira



Governo do Peru pediu, na última segunda-feira, dia 5 de junho, ao Equador que paralise as obras de construção de um muro de quatro metros de altura na fronteira comum e convocou o embaixador em Lima para apresentar uma nota de protesto. O Ministério das Relações Exteriores peruano denunciou a construção de um fosso “a poucos metros da margem direita do Canal Internacional de Zarumilla”, em território equatoriano, “que impacta negativamente a integração fronteiriça”.
O Ministério das Relações Exteriores do Peru pediu a “imediata paralisação dos trabalhos” na fronteira binacional e exigiu, além disso, “uma reunião urgente bilateral de caráter político e técnico”, segundo um comunicado à imprensa.
O muro está localizado na cidade de Huaquillas, na província equatoriana de El Oro, e acompanha a margem direita do canal internacional de Zarumilla. Acostumados à passagem constante pela fronteira, muitos comerciantes também manifestaram seu mal-estar em função das obras. O Equador assegura, no entanto, que o trânsito está garantido, pois o projeto inclui a construção de uma passarela para pedestres.
A Embaixada do Peru recordou na nota à imprensa “a obrigação do Equador, em conformidade com o Acordo de Bases de 1998, de deixar disponíveis 10 metros na margem direita” do canal de Zarumilla e de “construir nessa faixa um acesso de serviço”. “Da mesma forma, destacou-se as implicações que tal obra tem sobre a distribuição do fluxo de água, especialmente em grandes avenidas, situação que eleva o risco de inundações na zona urbana da Villa de Aguas Verdes”, finaliza o comunicado.

“Soluções em conjunto”

Em resposta, o Ministério do Desenvolvimento Urbano do Equador afirmou que o muro cumpre o estipulado no Acordo de 1998. María Alejandra Vicuña, titular da pasta, assegurou em uma nota à imprensa que “os canais de diálogo” com o Peru “permanecem abertos para encontrar soluções em conjunto”. “Tudo é passível de revisão para chegar a acordos”, afirma a ministra.
Reportagem de Raúl Tola
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/06/internacional/1496784154_174419.html
foto:http://www.ecuavisa.com/articulo/noticias/actualidad/281431-peru-pide-ecuador-paralizar-construccion-muro-ciudad-huaquillas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!