03/01/2017

Trabalhadores franceses ganham direito a ignorar email fora do horário


Entrou ontem, primeiro dia de 2017, em vigor, o diploma que estabelece que, daqui para a frente, os trabalhadores franceses têm o direito de ignorar os emails profissionais depois de terminar o seu horário de trabalho. A lei abrange qualquer tipo de comunicação electrónica, incluindo sms, entre outros.

A ideia do que ficou conhecido por "direito de desligar-se" é fazer com que os tempos de descanso dos funcionários seja respeitado e para que haja um efectivo "equilíbrio entre trabalho, família e vida pessoal", disse a ministra do Trabalho, Myriam  El Khomri.
A alteração à Lei do Trabalho aplica-se apenas a empresas com 50 ou mais funcionários. Cabe às entidades patronais criar aquilo a que o legislador chamou "instrumentos de regulação das ferramentas digitais", ou seja, é preciso chegar a um acordo com os trabalhadores para que os mesmos vejam o seu direito ao descanso assegurado, fora do tempo de serviço.

Num mundo em que a tecnologia permite estar constantemente contactável acabou por tornar-se comum responder a situações profissionais a qualquer momento do dia ou da noite, o que tem vindo a resultar, cada vez mais, no aumento de casos de burnout (cansaço extremo). Os sindicatos denunciam também o que chamam de "explosão de trabalho não declarado".
Várias empresas francesas avançaram já com medidas deste tipo. O operador de telecomunicações Orange tem, desde Setembro, um sistema em que é pedido aos trabalhadores para prever o tempo de que necessitam de não usar comunicações electrónicas. A Michelin vai mais longe, bloqueando os contactos com os funcionários itinerantes entre as 21h e as sete horas e desde as 21h de sexta e as 7h de segunda-feira.


Reportagem de Nuno Paixão Louro
fonte:http://www.sabado.pt/mundo/europa/detalhe/franceses_ganham_direito_a_ignorar_comunicacoes_fora_das_horas_de_servico.html
foto:http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/02/como-ignorar-e-mails-no-gmail-para-android-e-iphone.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!