11/11/2016

Juízes federais votam pelo fim do foro privilegiado


O fim do foro privilegiado para autoridades federais é defendido pela maioria da magistratura federal brasileira: de 595 magistrados que responderam a uma consulta da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), 93% são favoráveis a alterações no regime de foro privilegiado para crimes comuns existente atualmente, e 56,6% votaram a favor da extinção completa desse mecanismo – inclusive para os próprios juízes federais.
A consulta da Ajufe, lançada pela internet no dia 27 de outubro e encerrada às 18h na última quarta-feira (9), mostra também que 62,1% dos juízes que a responderam são contrários à criação de uma Vara especializada, em Brasília, para processar e julgar autoridades nos crimes comuns. Essa ideia tem sido ventilada como alternativa ao sistema vigente no Brasil que concentra os processos sobre foro privilegiado nos Tribunais Superiores e Tribunais Federais e Estaduais.
pesquisa realizada pela Ajufe formulou quatro perguntas aos juízes federais envolvendo aspectos do regime foro privilegiado hoje existente. A primeira – se o magistrado era a favor ou contra a alteração do regime atual – obteve 555 votos sim, correspondendo a 93% dos votantes, e 40 votos não (7%). A segunda, relativa à extinção completa do foro privilegiado, obteve 337 respostas positivas (56,6% do total) e 248 votos contrários (43,4%). A extinção total do foro envolveria todas as autoridades, inclusive os juízes federais, hoje processados e julgados nos crimes comuns pelos Tribunais Regionais Federais (TRFs).
Na terceira pergunta da consulta, relativa à ideia da criação de uma Vara especializada para processamento e julgamento de autoridades com foro privilegiado, também maioria expressiva dos votos (370, ou 62,1%) deu resposta contrária à ideia. Apenas 50 votantes, ou 8,5% dos votos, foram favoráveis à criação da Vara especializada em autoridades com prerrogativa de foro.
A questão de número quatro lançada pela consulta, separando as autoridades em três grupos –  as que são processadas no Supremo Tribunal Federal, no Superior Tribunal de Justiça e nos Tribunais Regionais Federais -,  indagava se os pesquisados eram a favor do foro privilegiado em relação a elas. Tal questão restou prejudicada, em razão das respostas maciçamente contrárias à manutenção do regime de privilégio que foram  dadas à primeira pergunta (93% a favor de alteração das regras) e à segunda pergunta (56,6% pela extinção completa desse regime). 

fonte:http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/11/10/juizes-federais-votam-pelo-fim-do-foro-privilegiado/
foto:http://www.alvarodias.com.br/2016/07/%EF%BB%BF-alvaro-dias-diz-que-vai-recorrer-contra-abuso-de-autoridade-e-cobra-agilidade-na-votacao-do-fim-do-foro-privilegiado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!