13/09/2016

Saiba como a garganta inflamada pode afetar a saúde do coração


Mudanças de temperatura, clima seco e a baixa imunidade são fatores que intensificam as chances de um incômodo muito comum se desenvolver, a famosa dor de garganta. No entanto, um fator que é pouco discutido e um tanto perigoso é que as infecções de garganta, quando bacterianas, podem desencadear a febre reumática. E essa condição pode trazer consequências à saúde do coração. 
De acordo com o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo, Dr. Eduardo Landini Lutaif Dolci, a dor de garganta está ligada a distúrbios na parede da laringe, amígdalas ou faringe. E existem duas maneiras de designar a doença, as virais e as bacterianas. “É muito importante tratar cuidadosamente as infecções bacterianas, pois, entre suas complicações estão a escarlatina, condição caracterizada pela disseminação de uma erupção vermelha brilhante que envolve o corpo. E o Pós Glomerulonephritis, que refere-se a inflamação dos pequenos filtros no rim (glomérulos).Isso ocorre porque a infecção provoca um excesso de produção de anticorpos no corpo e estes anticorpos tendem a se estabelecer em pequenos filtros nos rins, causando a inflamação. Ainda podem levar a outros problemas no organismo, como a febre reumática”, explica o especialista.
Segundo o coordenador da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular e coordenador das Unidades de Terapia Intensiva do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro, Dr. Elcio Pires Junior, a febre reumática é uma resposta autoimune do corpo contra a infecção das amígdalas pela bactéria streptococcus. "Os principais sintomas da doença são sentidos nas articulações, no coração e no sistema nervoso central. Porém, quando a condição não é identificada previamente, o mais comum é descobrir a doença só depois que o coração já está comprometido", comenta Elcio. 
Ainda segundo Elcio, quando a infecção de garganta não é curada corretamente, a inflamação ataca o músculo cardíaco e acentua os riscos de sopros e aumento do coração. Além disso, é perigoso acometer ainda, a membrana que envolve o coração causando pericardite.
Para evitar situações como essa, é recomendável que os pacientes sigam corretamente as indicações do médico durante o tratamento de dores degarganta para que a infecção seja totalmente curada. Além disso, é necessário estar em dia com os exames de rotina, assim, é mais fácil a descoberta de doenças cardíacas e, assim, obter um tratamento com mais sucesso e menos riscos.

fonte:http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/09/12/saiba-como-a-garganta-inflamada-pode-afetar-a-saude-do-coracao/
foto:https://www.greenme.com.br/remedios-caseiros/2842-garganta-inflamada-10-remedios-naturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!