22/07/2016

Lei dribla crise na saúde pública, enquanto que bilhões são gastos com Olimpíada


Para desafogar as emergências dos hospitais estaduais, que enfrentam grave crise em função das dívidas do governo do Estado do Rio - e ficarão ainda mais sobrecarregadas durante a Olimpíada - o governador em exercício Francisco Dornelles sancionou uma lei determinando que vítimas de acidente de trânsito atendidas pelo Corpo de Bombeiros nas ruas do Estado do Rio poderão ser levadas para hospitais privados, caso tenham plano de saúde. 
Reportagem de O Globo destaca que os acidentados poderão ser encaminhados por profissionais do Corpo de Bombeiros para emergências de unidades de saúde privadas “desde que não comprometa a qualidade e agilidade do atendimento”. Até então, bombeiros tinham que levar todos os socorridos para hospitais públicos. 
A mudança na regra causa polêmica entre profissionais da área de saúde. Especialistas alertam que a maioria dos hospitais privados não tem uma equipe de profissionais multidisciplinar de plantão, e que muitos médicos ficam de sobreaviso, e tem de ser convocados na hora em caso de emergência, ao contrário da forma de funcionamento dos hospitais públicos. Além disso, a aprovação desta nova lei deixa claro que a saúde pública do Rio não está preparada para a alta demanda, e necessita urgentemente de investimentos.
Num momento em que o Rio gasta nada menos que R$ 37 bilhões para a construção de instalações, estádios, alojamentos e estruturas para a Olimpíada, o confronto destas cifras monumentais com a absoluta carência de estrutura nos serviços básicos para a população traz à tona a imensa contradição que o Rio vive com a realização dos Jogos em meio a uma das piores crises econômicas já enfrentadas.

fonte:http://www.jb.com.br/opiniao/noticias/2016/07/20/lei-dribla-crise-na-saude-publica-enquanto-que-bilhoes-sao-gastos-com-olimpiada/
foto:http://josevaillant.blogspot.com.br/2013/07/colecao-de-charges-sobre-o-caos-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!