02/07/2016

É verdade que beber cerveja cura ressaca?

Podemos achar que um prego consegue tirar fora outro prego, mas isso não é tão simples no caso da ressaca. Não está demonstrado que beber álcool a cura, mas existem mecanismos que explicam, por que isso pode, de alguma forma, aliviá-la. O mais simples é o efeito de euforia e de anestesia inicial do álcool, que provoca uma sensação que leva a sentir que a ressaca está menos intensa.

Uma razão bastante forte diz respeito ao metabolismo do metanol. Esse álcool é como o etanol, mas com um M a mais de perigo. Ele está presente como congênere em algumas bebidas e seu metabolismo produz o formaldeído, que é bastante tóxico. Se ingerimos etanol durante a ressaca (se bebemos álcool de novo, para ficar claro), o nosso metabolismo começa a decompô-lo, retardando a decomposição do metanol e segurando por algum tempo a sua consequente toxidade.
E tem mais. Suspeita-se que, às vezes, a ressaca pode estar associada a uma espécie de síndrome de abstinência aguda. Embora os processos sejam diferentes, assim como tomar uma droga alivia a crise de abstinência, beber álcool faria o mesmo no caso de uma ressaca. Isso é perigoso, já que beber para aliviar a ressaca pode levar à dependência.
Por outro lado, as pessoas que consomem muito álcool experimentam efeitos prazerosos enquanto bebem, e isso é o que a estimula a beber de novo, com ou sem ressaca. Nessa cadeia, o prazer de beber se impõe ao incômodo da ressaca, que, além de tudo, é passageira.
Por fim, como mostrou um estudo sobre o tempo que se leva para voltar a beber depois de uma ingestão de álcool, não se encontrou entre os participantes nenhuma tendência a retardar o consumo depois de passar por uma ressaca. Ou seja, em muitos casos, continua-se a beber como parte do convívio social, sem ficar dando voltas e voltas com a cabeça além das já provocadas pela desafortunada ressaca.
Reportagem de Alberto Vivó
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/15/ciencia/1465993715_476877.html
foto:http://www.menshealth.com/health/have-a-beer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!