14/06/2016

Por meio ambiente, Tribunal ensina servidor a usar PET em artesanato


Garrafas PET que iriam para o lixo viraram arranjos de flores e outros enfeites de decoração na oficina de artesanato com material reciclável, realizada na última quarta-feira (8/6), no Fórum Desembargador Sarney Costa. A oficina fez parte das atividades da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Judiciário maranhense. “Descobrimos as inúmeras possibilidades de aproveitamento das embalagens PET e também aprendemos uma atividade que pode gerar uma renda extra com a venda dos produtos artesanais confeccionados com o material reciclável. E o meio ambiente agradece”, disse a servidora Graça Frank.
A artesã e funcionária terceirizada do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Ilsilene Ferreira, que ministrou a oficina, mostrou como aproveitar as garrafas PET na confecção de peças de artesanato e ensinou, na prática, os participantes a criarem arranjos de flores. Ela explicou como embalagens descartáveis de água, refrigerante e de material de limpeza podem ser usadas na confecção de peças de decoração, coroas de flores, chaveiros, bijuterias, jarros para plantas, abajur, lembrancinhas de aniversário, entre outras. “Há infinitas possibilidades. E o mais importante é que essas embalagens deixam de ir para o lixo e de poluir o meio ambiente”, enfatizou.
A servidora Rita Rodrigues, da Coordenação Administrativa do Fórum, disse que para quem desconhece as possibilidades de reaproveitamento das embalagens PET, o único destino que dá a garrafas vazias é o lixo. “Aprendemos também como ajudar a preservar o meio ambiente”, observou.
Graça Frank, que trabalha na Divisão de Material e Patrimônio do Fórum, lembrou que em média, por semana, o setor repassa às unidades do órgão 1.060 garrafas de água e de material de limpeza. “Quem não sabe reaproveitar essas embalagens depois de vazias, com certeza, despejará no lixo”, disse. A oficina despertou nos participantes a importância do reaproveitamento de embalagens.
Serviço de copa - O despertar dessa consciência, segundo Ilsilene Ferreira, a fez buscar formas de reciclar garrafas PET. Como trabalha no serviço de copa do TJMA, diariamente recolhe muitas embalagens vazias que eram jogadas no lixo. “Isso passou a me incomodar e quis dar outro destino a esse material. Comecei a pesquisar como usar essas garrafas e descobri no artesanato inúmeras possibilidades”, contou. No final do expediente, ela leva todas as embalagens vazias para casa, onde cria as peças.
A oficina foi organizada pelo Núcleo Socioambiental do tribunal. Compete ao núcleo estimular a reflexão e a mudança de cultura nos padrões de compra, consumo e gestão documental dos órgãos do Judiciário maranhense, incluindo magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.
Sustentabilidade - A Semana de Meio Ambiente está alinhada ao tema “Sensibilização e Capacitação”, do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Judiciário maranhense que, dentre suas metas, prevê a realização de campanhas educativas incentivando iniciativas sustentáveis. O plano baseia-se nos principais eixos definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

fonte:http://www.cnj.jus.br/noticias/judiciario/82577-por-meio-ambiente-tribunal-ensina-servidor-a-usar-pet-em-artesanato
foto: divulgação CGJ/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!