09/05/2016

Seis meses depois da lama da Samarco, comunidades do Rio Doce lutam por justiça


rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, continua impactando comunidades que dependiam do Rio Doce para obter sustento econômico, abastecimento hídrico, alimentação e lazer. Seis meses após o desastre provocado pela Samarco, pertencente às maiores mineradoras do mundo, BHP Billinton e Vale S.A, pouco foi feito para remediar a situação dessas comunidades.
A Samarco negociou um acordo com os Governos estadual e federal e a Justiça para minimizar as reparações devidas,deixando ribeirinhos sem renda e comunidades desagregadas.
Enquanto a barragem segue despejando lama contaminada de rejeitos de minério à bacia do Rio Doce, ribeirinhos e indígenas lutam por recompensa pelos direitos violados.
A reportagem da Pública acompanhou a Caravana Territorial da Bacia do Rio Doce, articulada por movimentos sociais, pesquisadores acadêmicos e representantes do Ministério Público para fortalecer e ouvir as comunidades atingidas.
No percurso entre Regência, no Espírito Santo, e Governador Valadares, em Minas Gerais, investigou e registrou a situação dos povos do Rio Doce. Confira a reportagem em vídeo:




Reportagem de Anah Assumpção e Leonardo Blecher
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2016/05/07/politica/1462657472_211515.html
foto:http://www.opopular.com.br/editorias/vida-urbana/corpo-de-mais-uma-v%C3%ADtima-de-trag%C3%A9dia-de-mariana-%C3%A9-encontrado-quatro-meses-depois-1.1049514

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!