02/05/2016

Em maior ato da história, Quênia queima 105 toneladas de marfim para proteger elefantes


O Quênia queimou 105 toneladas de marfim de elefantes e uma tonelada de chifres de rinocerontes no último sábado (30/04) em maior ato da história mundial, promovido pelo presidente queniano, Uhuru Kenyatta, para tentar combater o tráfico de marfim na África e proteger os elefantes e rinocerontes do continente.
De acordo com o Serviço de Vida Selvagem do Quênia, as presas, divididas em 11 pilhas e apreendidas em operações contra o tráfico ilegal de marfim, chegam a valer até US$ 105 milhões (aproximadamente R$ 360 milhões) no mercado negro e pertenceram a mais de oito mil elefantes e cerca de 343 rinocerontes.
“A altura destas pilhas marca a força de nossa determinação. Não diz respeito a ninguém, e eu repito, a ninguém o comércio de marfim, pois isto significa a morte de nossos elefantes e a morte de nossa herança natural”, defendeu Kenyatta durante a cerimônia, que contou com a participação de outros líderes africanos como Yoweri Musevini, da Uganda, e Ali Bongo, do Gabão.
“O Quênia está mostrando que para nós o marfim não tem valor a menos que esteja nas presas de nossos elefantes. Esta queima irá enviar a clara mensagem de que o comércio de marfim deve acabar e nossos elefantes devem ser protegidos. Eu acredito que o mundo irá se juntar a nós para acabar com este terrível sofrimento e salvar nossos animais para as futuras gerações”, disse Kenyatta, antes da queima. Ele ainda pretende pedir o banimento do comércio de marfim na África em setembro, quando ocorre a reunião internacional de vida selvagem na África do Sul.
O ato, contudo, não foi bem visto por todos. O Botswana, por exemplo, país que abriga metade da população de elefantes do continente, se opôs à queima e seu presidente não compareceu ao evento.
Além disso, o ambientalista queniano Michael Norton-Griffiths se mostrou preocupado com a atitude do presidente Kenyatta. “O problema é que é uma queima muito grande de marfim, 5% dos estoques globais do material, e quando você tira 5% do estoque de um mercado como este, algo vai acontecer”, disse ele à rádio BBC 4.
“Os traficantes verão 5% a menos de marfim disponível e sua resposta será ‘Eles estão levando isto a sério, nunca vão nos dar o marfim, então teremos que ir pegar mais dos elefantes’”, argumentou.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/44008/em+maior+ato+da+historia+quenia+queima+105+toneladas+de+marfim+para+proteger+elefantes.shtml
foto:http://rr.sapo.pt/video/100714/qual_o_segredo_para_o_sucesso_de_game_of_thrones_criadores_de_dragoes_explicam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!