29/01/2016

Suécia: até 80 mil refugiados serão deportados após governo negar pedido de asilo

O governo da Suécia anunciou ontem (28/01) que cerca de 80 mil pessoas que solicitaram asilo no país em 2015 deverão deixar a Europa e retornar ao país de origem. A informação foi confirmada pelo ministro do Interior sueco, Anders Ygeman.
Quantidade de pedidos rejeitados corresponde a quase a metade dos 163 mil refugiados que solicitaram asilo na Suécia no ano passado. O país europeu é o que mais recebeu refugiados em relação ao total da sua população.
“É claro que essa é uma maneira de dizer que se você vier para cá e não for um caso para asilo, então você não poderá permanecer”, disse o porta-voz do Ministério do Interior sueco, Victor Harju. “Você pode solicitar asilo na Europa, mas existem vários países seguros onde você não será perturbado por guerras ou perseguição, então você não necessariamente precisa vir até a Suécia”, declarou.
Ygeman afirmou que serão utilizados voos fretados para levar os refugiados de volta para seus países de origem, ação que, segundo ele, a Suécia pretende coordenar junto com a Alemanha. 
Sanna Vestin, presidente da FARR (Rede Sueca de Grupos de Apoio aos Refugiados), criticou a ação do governo do primeiro-ministro sueco, Stefan Lofven. “Seria melhor se o governo visse os refugiados como um investimento no futuro da sociedade em vez de um fardo. Nós temos uma economia muito boa, em parte por conta de existirem muitos imigrantes”, disse ela.
A medida anunciada hoje é mais um sinal de que a Suécia deixou de ser um dos países europeus mais receptivos para os refugiados. No fim do ano passado, a nação deixou de conceder asilo permanente automático a refugiados sírios, substituindo por residência temporária de até três anos e, em novembro, as autoridades suecas começaram a controlar as fronteiras.
Neste mês, a Suécia passou a exigir a apresentação de documentos na ponte que liga o país à Dinamarca, apesar de ambos fazerem parte do espaço Schengen – zona de livre trânsito da Europa, na qual é possível ir de um país a outro sem passaporte.
As ações do governo fizeram com que o número de refugiados que entram no país semanalmente caísse de 10 mil para cerca de 800. O Ministério do Interior disse que caso o fluxo de refugiados permaneça no atual nível, 2016 deverá registrar por volta de 45 mil solicitações de asilo, “um número ainda muito alto, mas administrável”.

fonte>http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/43067/suecia+ate+80+mil+refugiados+serao+deportados+apos+governo+negar+pedido+de+asilo.shtml
foto:http://spotniks.com/7-fatos-que-contradizem-tudo-que-voce-acreditava-sobre-a-suecia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!