06/01/2016

Em 4 meses, UE realocou apenas 0,17% dos 160 mil refugiados que prometeu receber


A União Europeia anunciou na última segunda-feira (04/01) que apenas 272 refugiados foram realocados da Grécia e da Itália – países de entrada para o continente – para os demais países do bloco. Em setembro, a Comissão Europeia aprovou a redistribuição de 160 mil refugiados entre todos os 28 Estados-membros, com cotas obrigatórias. O número realocado nos últimos quatro meses representa apenas 0,17% do total.
Os dados divulgados pela UE nesta semana apontam que 17 países do bloco ainda não receberam nenhum refugiado dos que se encontram na Grécia e na Itália. Somente Alemanha, Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Lituânia, Luxemburgo, Portugal e Suécia receberam refugiados até o momento. O plano aprovado em setembro prevê um prazo de dois anos para a realocação de refugiados.
Do total de 160 mil vagas que precisam ser disponibilizadas pelos países do bloco, apenas 4.207 foram estipuladas até o momento. O número de guardas nas fronteiras e de especialistas para prestar assistência aos refugiados também se encontram abaixo da meta.
Segundo Steve Symonds, diretor de direitos de refugiados e migrantes da Anistia Internacional do Reino Unido, a lentidão da UE em redistribuir os refugiados intensifica a crise humanitária, pois os solicitantes de asilo não acreditam que serão realocados da Grécia e da Itália e buscam continuar o trajeto pelo continente. “Muitas das pessoas que o acordo deveria atingir não estão solicitando asilo na Grécia e na Itália porque elas não confiam no sistema e, então, se preparam para seguir o próprio caminho”, disse Symonds ao jornal inglês The Guardian. Segundo ele, a lentidão indica o fracasso de comprometimento dos países do bloco em resolver a crise humanitária no continente.
Em 2015, 1.008.616 refugiados chegaram à Grécia e à Itália pelo mar e solicitou asilo no continente. Os 272 refugiados realocados formalmente pela UE, de origem síria e eritreia, representam 0,03% desse número. Até o momento, os governos dos dois países mediterrâneos não se manifestaram sobre o assunto.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42822/em+4+meses+ue+realocou+apenas+017+dos+160+mil+refugiados+que+prometeu+receber.shtml
foto:http://www.lamarea.com/2015/08/26/europa-blinda-sus-fronteras-ante-la-crisis-humanitaria-de-los-refugiados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!