30/12/2015

Larva em feijão e até ação contra deficientes: veja notícias falsas de 2015

Mentiras, ações de marketing, mal-entendidos e brincadeiras são as origens mais comuns dos hoaxes (embuste, engano, boato) da internet.  Quem passa algum tempo online não demora a encontrar esses rumores. Não foi a revolução digital quem produziu esse fenômeno, mas ela certamente potencializou seus efeitos e seu alcance. Algumas informações falsas chegam a beirar a histeria coletiva. A cada ano, a rede se supera nesse quesito.
Separamos dez dos mais marcantes hoaxes da internet de 2015. O ano não acabou e muitos ficaram de fora. Uma lista é sempre uma redução.

1. Phuc Dat Bich

Essa é a história do australiano banido do Facebook graças ao seu nome vietnamita, cuja pronúncia seria "Phoo Da Bi", mas que em inglês soava como uma expressão sexual de baixo calão. O caso ganhou notoriedade na internet e chegou a ser noticiado por BBC.com, Sydney Morning Herald, SBS e Herald Sun, além de grandes portais de notícias no Brasil. Depois de enganar muita gente em todo o mundo, ele reconheceu que tudo não passava de uma brincadeira entre amigos que se transformou em uma pegadinha para grandes veículos de comunicação. Quase toda a mídia acreditou na história.

2. Larvas no feijão

Alimentos sempre são alvos de boatos, mesmo antes de a internet se popularizar. No segundo semestre deste ano, o feijão superou os hambúrgueres do McDonalds nos alarmes falsos. Muitas pessoas passaram a divulgar, principalmente pelo WhatsApp, que os feijões estavam contaminados por larvas e que supostamente teriam provocado a morte de dez pessoas, incluindo médicos, em um hospital de São Paulo. Grandes corporações no mercado alimentício estavam calando a mídia convencional sobre o problema de saúde pública. O escândalo envolveria diversas empresas e a única maneira de "salvar a vida" de amigos e familiares era avisá-los de que o feijão deveria ser deixado de molho em vinagre, cloro ou água oxigenada. Os céticos poderiam "ver com os próprios olhos": bastava abrir alguns feijões e testemunhar a larva escondida. As larvas, no entanto, eram apenas radículas de feijão, estrutura que da origem às raízes. Quem prestou atenção na feira de ciências da escola sabia.

3. Charlie, Charlie

O "Charlie, Charlie Challenge" era uma espécie de "brincadeira do copo". O espírito hispânico chamado Charlie, e não Carlos ou Carlitos como se poderia imaginar, empurrava o lápis em direção a "sim" ou "não". Teve até gente "possuída". Em pouco tempo, o YouTube foi empanturrado de vídeos com a comprovação de que se tratava de um fenômeno paranormal legítimo. A verdadeira origem tinha pouco de sobrenatural. O "Charlie, Charlie Challenge" era uma campanha de marketing viral para promover um filme de terror.

4. Vídeo íntimo de Sabrina Sato

Após diversas celebridades "caírem na net", um suposto vídeo íntimo de Sabrina Sato surgiu no início deste ano. A apresentadora aparecia apenas de calcinha saindo da cama depois de uma suposta relação sexual com o homem que a filmava. Muitos acreditaram na veracidade das imagens naquela terça-feira de março. No fim, porém, o vídeo era apenas uma campanha publicitária lançada por uma marca de absorventes.

5. Jack Nicholson com Alzheimer

A Star Magazine, uma revista de fofoca, divulgou que o ator Jack Nicholson estava com sérios problemas de saúde. A notícia foi espalhada por diversos canais de entretenimento em todo o mundo em março deste ano. Nicholson estaria com Mal de Alzheimer, vivia recluso e havia perdido a capacidade de se reconhecer. O rumor não se confirmou: o ator de 78 anos está bem. Os boatos começaram em 2014, quando o ator disse não se lembrar das festas que participava com Mick Jagger na década de 1970. Quem se lembraria, não é mesmo?

6. Mundo acaba em setembro

Todo ano o mundo vai acabar. Em 2015, um asteróide se chocaria em setembro perto de Porto Rico e destruiria praticamente toda a América Central e parte da América do Norte. Os efeitos seriam sentidos em todo o planeta e o evento levaria o caos ao resto do mundo. Para conter a histeria, a Nasa fez um pronunciamento oficial negando a colisão naquele mês e afirmando a falta de evidência científica de algo semelhante. Como em todos os anos anteriores, ainda estamos aqui. Um dia alguém acerta.

7. Cama com terra de cemitério

O dono de uma fábrica de colchões teria feito um pacto com o Diabo e passou a colocar terra de cemitério em pequenos pacotes dentro de móveis, causando problemas espirituais aos que usavam os colchões amaldiçoados. Pelo menos foi isso que um pastor alegou no segundo semestre deste ano. A acusação viralizou e muitos rasgaram os colchões em busca da prova do acordo do fabricante com o Tinhoso. A substância parecida com terra era o dessecante RDR, usada para absorver a umidade e prevenir a proliferação de mofo, tal como a Sílica Gel Sintética. Felizmente, não eram saquinhos com terra de cemitério.

8. Amor em Mooloolaba

Natalie Amyot, uma suposta francesa grávida, pediu ajuda nas redes sociais para encontrar o amor de sua vida, um australiano com quem passou três meses. O vídeo teve 46 mil visualizações em um único dia e mobilizou a internet mundial em busca do pai da criança. Em outro vídeo publicado pouco tempo depois, a mulher revelou ao lado de um homem que o vídeo foi uma ação de marketing para promover a cidade de Mooloolaba.

9. Ministro norte-coreano executado com um tiro de bateria antiaérea

Hyon Yong-chol, ministro da Defesa da Coreia do Norte, teria sido executado com míssil por cochilar em um desfile militar em que Kim Jong-un estava presente. A notícia foi divulgada pela agência de Inteligência de Seul e difundida por uma agência de notícias. A morte nunca foi confirmada. Como a Coreia do Norte é um país fechado e seu líder político é famoso pela extravagância e pela brutalidade, não seria estranho que a história fosse verdadeira. Nunca saberemos.

10. WhatsApp terá alerta de print screen

Uma nova atualização do WhatsApp do fim de outubro deixou usuários brasileiros alvoroçados: o aplicativo notificaria quando alguém fizesse print screen em conversas. Mais um dos muitos boatos do WhatsApp. Pela quantidade de pessoas preocupadas com a falsa notícia, dá para perceber como é comum a prática e a necessidade de manter o decoro em qualquer conversa.

Menção honrosa: Luta contra os deficientes em Curitiba

Nem sempre os hoaxes são usados para divulgar produtos ou como brincadeira. No fim de novembro a prefeitura de Curitiba viralizou uma iniciativa contra os privilégios de deficientes. As imagens da placa rapidamente se espalharam pelas redes sociais e deixou muita gente revoltada. A iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um exemplo de hoax do bem.

Reportagem de Fabio Andrighetto
fonte:http://tecnologia.uol.com.br/listas/larva-em-feijao-e-ate-acao-contra-deficientes-veja-noticias-falsas-de-2015.htm
foto:http://www.lavras24horas.com.br/portal/lavras-feijao-sustenta-a-renda-do-produtor-rural/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!