19/12/2015

França aprova lei que determina que revistas indiquem uso de Photoshop em fotos

Parlamentares franceses aprovaram na última quinta-feira (18/12) uma lei que determina que revistas avisem suas leitoras e leitores quando fotos de modelos tiverem sido alteradas com editores de imagens como o Photoshop. A lei também estipula que modelos, mulheres e homens, deverão apresentar um atestado médico comprovando que estão saudáveis para trabalhar.
As fotos de modelos alteradas com editor de imagens para “tornar a silhueta mais estreita ou mais ampla” devem estar rotuladas como “retocadas”, enquanto o atestado médico deve indicar se o índice de massa corporal é adequado à altura, ao peso e à idade do profissional.
Violações da lei serão punidas com até seis meses de prisão e uma multa de € 75 mil  (cerca de R$ 318 mil).
A medida já tinha sido proposta em 2009, mas não avançou. Uma versão anterior, que pretendia estipular um índice mínimo de massa corporal para modelos foi alvo de duros protestos vindos da indústria da moda e, por, isso, foi alterada. 
O intuito da França é diminuir o número de casos de anorexia e bulimia no país, principalmente entre adolescentes, que se inspiram em modelos. Atualmente, entre 30 e 40 mil franceses sofrem de anorexia nervosa.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/42666/franca+aprova+lei+que+determina+que+revistas+indiquem+uso+de+photoshop+em+fotos.shtml
foto:http://enfaseconnection.blogspot.com.br/2015/03/roland-mouret-um-nome-de-destaque-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!