02/12/2015

Eduardo Cunha acolhe pedido de impeachment contra Dilma Rousseff


Após meses de expectativas e ameaças, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), anunciou nesta quarta-feira que acolheu um dos vários pedidos de impeachment apresentados contra a presidenta Dilma Rousseff. Horas depois de que o PT retirar o apoio a Cunha no Conselho de Ética, onde está para ser aberto um processo por quebra de decoro parlamentar contra o peemedebista, o presidente da Câmara decidiu anunciar sua decisão, que ele disse "não fazer por motivação de natureza política".
Segundo Cunha, a decisão de aceitar o pedido de impeachment protocolado pelo jurista Hélio Bicudo, foi tomada na esperança de que o país "possa superar crises políticas e econômicas, sem qualquer tipo de torcida ou juízo de valor". O peemedebista, que anunciou rompimento com o Governo Dilma em julho, disse que não tomou a decisão de aceitar o pedido de impeachment "com felicidade" e que não  quis "ocupar a presidência da Câmara para ser o protagonista de um processo de impeachment".
O pedido de impeachment aceito por Cunha foi o 28º apresentado contra a presidenta neste ano. O documento se baseia em problemas de responsabilidade fiscal do Governo de Dilma que ficaram conhecidos comn “pedaladas fiscais” — manobras contábeis usadas pelo governo federal para maquiar gastos além dos limites legais. Um relatório do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que a presidenta estaria repetindo as "pedaladas" em 2015.
A aceitação do pedido de impeachment por Cunha não significa que o processo será aberto pelo Congresso. São necessários os votos de dois terços dos deputados para que o impeachment comece a caminhar no Congresso — onde é tocado pelo Senado com o comando do Supremo Tribunal Federal.
Um dos líderes do PT no Congresso Nacional, Humberto Costa (PT) publicou em seu perfil no Twitter que a decisão de Cunha "é a chantagem de mais baixo nível que se pode ver numa República". Para o líder do oposicionista DEM na Câmara, contudo, “havia uma ansiedade da sociedade brasileira com relação a este momento".

Reportagem de Rodolfo Borges
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/02/politica/1449089233_244586.html
foto:http://cristalvox.com.br/2015/10/10/ipeachment-de-dilma-eduardo-cunha-abre-o-processo-ja-na-terca-feira-13/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!