19/11/2015

Uma a cada cinco crianças na Europa é vítima de abuso sexual



O secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, desafiou os governos dos Estados-membros a «romperem o tabu» que existe sobre o abuso e a exploração sexual infantil, que afeta um em cada cinco menores de 18 anos na União Europeia e que, na maioria dos casos, é perpetrado por um adulto das suas relações mais próximas. 

«O nosso silêncio constrói um muro de proteção ao redor dos pederastas», alertou o responsável, ontem, 18 de novembro, a propósito da primeira celebração do Dia Europeu da Proteção de Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. 

O Convénio de Lanzarote, ratificado por 38 Estados, em 2009, obriga os governos a criminalizar todo tipo de delitos sexuais contra crianças, incluindo os cometidos através da internet, a proteger as vítimas e a levar os agressores à justiça. No âmbito deste acordo, as polícias e os tribunais nacionais podem cooperar para tornar mais eficazes as investigações e as eventuais condenações. 

Como alguns países assinaram o documento mas ainda não o ratificaram, como são os casos da Armênia, Azerbaijão, República Checa, Estônia, Alemanha, Irlanda, Noruega, Eslováquia e Reino Unido, Jagland sugeriu que hoje seria «o momento perfeito» para o fazerem.



Reportagem de Francisco Pedro
fonte:http://www.fatimamissionaria.pt/artigo.php?cod=33373&sec=8
foto:http://www.gilbertodias.com.br/2011/05/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!