24/11/2015

Epidemia de ebola volta com o surgimento de novo caso na Libéria


Um novo caso de ebola, surgido em um bairro populoso de Monróvia, capital da Libéria, jogou por terra todas as esperanças de considerar superada a epidemia antes do final deste ano. Também fez surgirem muitas dúvidas a respeito da resistência do vírus em pacientes curados. O novo caso é de um menino de 10 anos, que mora em Paynesville e cujos testes para o ebola deram positivo na sexta-feira passada, informação confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Tanto ele quanto seus pais e três irmãos foram levados para um centro de tratamento, pela possibilidade de que algum deles desenvolva a doença. A Libéria tinha sido declarada livre do ebola no dia 3 de setembro.
“Por ora não sabemos muito mais. Há uma investigação em curso, e esperamos saber mais nas próximas horas”, declarou o porta-voz da OMS, Gregory Hartl. Entre as possibilidades examinadas sobre a forma de contágio se destaca a de que o garoto possa ter entrado em contato com algum paciente já curado e que este tenha lhe transmitido o vírus, ou com alguma pessoa doente que não foi diagnosticada. Sabe-se que o vírus pode resistir por meses no sêmen dos sobreviventes, mas a comunidade científica não tem todas as respostas a respeito de sua possível reaparição em pessoas sadias que tenham estado contagiadas.
A epidemia que surgiu em dezembro de 2013 na África Ocidental contagiou mais de 28.000 pessoas e levou mais de 11.000 à morte em quase dois anos, afetando especialmente a Guiné –onde, segundo os cientistas, começou o surto-, Serra Leoa e Libéria, tendo havido casos também no Mali e na Nigéria, e, de forma pontual, no Senegal, Espanha e Estados Unidos. Depois de chegar ao auge em meados de 2014, a epidemia foi perdendo força progressivamente. No dia 3 de setembro deste ano, a Libéria foi declarada livre do ebola. No dia 7 de novembro foi a vez de Serra Leoa, e a Guiné se tornou o último país a ter casos ativos no dia 17 de novembro, depois da cura de Nubia, um bebê de apenas 21 dias.
As autoridades sanitárias mundiais e africanas já tinham iniciado a contagem regressiva de 42 dias para declarar de una vez por todas finalizada a epidemia de ebola no dia 28 de dezembro. O novo caso surgido na Libéria representa a reativação do surto, que vai completar mais de dois anos.

Reportagem de José Naranjo
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/21/internacional/1448134496_839800.html
foto:https://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_por_v%C3%ADrus_%C3%89bola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!