06/11/2015

Avalanche de “pobres fazendo pobrice”


Um post que alegava que amamentar é "falta de bom senso" provocou ontem uma avalanche de solidariedade feminina no Facebook do Brasil.
Gisele Bündchen amamentando a filha Vivian

Karina Moreno, estudante de Campinas, publicou no dia 31 de outubro uma foto (antiga e sempre celebrada nas rodas maternas, diga-se de passagem) de uma mulher andando de bicicleta enquanto amamentava a filha. A imagem veio acompanhada de uma mensagem: “Pobre fazendo pobrice! Vai em um bairro nobre, ou em um restaurante fino pra vc (sic) ver se encontra mulher com o peito pra fora?! Kkk (sic)! JAMAIS! Elas levam mamadeira! Como eu fazia. Ou, no mínimo, colocam uma fraldinha para tapar o peito! Isso se chama bom senso”. 
O post de Karina, que teve mais de 19.300 compartilhamentos antes de ser apagado, foi publicado num momento que as ativistas pela amamentação comemoram como "histórico". Na terça feira, o Governo Federal restringiu a publicidade de produtos que interferem na amamentação, como leites artificiais, mamadeiras e chupetas. O Ministério da Saúde divulgou a Lei nº 11.265 acompanhada da nota: “Queremos assegurar que todas as crianças sejam amamentadas sempre que possível e orientar mães e pais sobre a importância do aleitamento para a saúde de seus filhos. Cerca de seis milhões de crianças são salvas em todo o mundo com o aumento das taxas de amamentação, segundo a Organização das Nações Unidas. Estamos salvando vidas ao orientar, proteger e incentivar o aleitamento materno”. 
"Essa história de amamentação é um programa de incentivo do governo pra fazer as coitadas das pobres virarem umas vacas leiteiras e ficar amamentando até 2 anos de idade! Economia pro Governo!", comentou Karina em um post no seu Facebook. "O NAN (mamadeira) hoje em dia é completamente igual ao leite materno em questão de nutrição", opinou a jovem.
A resposta da internet não demorou. A hashtag #pobrefazendopobrice inundou as redes sociais acompanhada de fotos de mulheres. Entre elas estavam blogueiras, ativistas, jornalistas, e internautas engajadas em apoio a amamentação, celebridades como a atriz Fernanda Machado ou políticas como a senadora Gleisi Hoffman.

Reportagem de Isabela Sperandio
fonte:http://brasil.elpais.com/brasil/2015/11/05/politica/1446747289_116304.html
foto:http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2014/04/01/famosos-na-praia---abril-de-2014.htm?fotoNav=229

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!