14/10/2015

Projeto de Cultura e Arte: educa, capacita e preserva tradições - Remos Caiçaras Sustentáveis de Paraty


Ana Cláudia com alunos da Escola Municipal do Pantanal. "O mar entrou em Festa com a Arte ..."

"Amigo é coisa para se guardar. Debaixo de sete chaves. Dentro do coração". Frases eternizadas da música "Canção da América" (Milton Nascimento e Fernando Brant, 1980). Eu adiciono que "família também é coisa para se guardar, bem guardado, dentro do coração". Família que acolhe, que perdoa, que consola na dor e compartilha na alegria.
Família, neste caso há mais de três gerações, que só tem me dado muito orgulho de fazer parte pela sua preocupação com a cultura e com a educação.
Minha querida prima Ana Cláudia Vieira, produtora artística, cenógrafa e arte-educadora, lidera um projeto - que tem apoio de toda nossa família de Paraty e mesmo daqueles que, como eu, distantes geograficamente, se fazem presentes no incentivo e admiração- que como ela mesma define faz parte da sua "mania de ter fé na vida".
Estou falando do projeto de Arte Educação Remos Caiçaras Sustentáveis de Paraty. Uma iniciativa que visa ensinar arte, consciência ambiental - as peças são feitas com material reciclável - e preservação da cultura local. 
Apenas a educação tem a força de mudar o mundo, formando cidadãos plenos e solidários. 
Parabéns, Ana Cláudia e todos de Paraty que, percebendo a importância deste projeto estão contribuindo de alguma forma. O sorriso de satisfação destas crianças não tem preço, assim como não tem preço e vale qualquer sacrifício a batalha diária pela manutenção da nossa cultura e tradições que nos fazem ser o que somos.  


Esculturas em papel machê de peixes de Paraty, remos e conchas

Escultura Reciclada de Papel Machê na OFICINA DE ARTE EDUCAÇÃO. Os artistas mirins fizeram arte e suas obras fizeram parte de uma exposição

Alegria total das crianças na Oficina de Arte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!