13/10/2015

O que dizem as pesquisas eleitorais na Argentina faltando 12 dias para as eleições presidenciais

Para maioria das empresas de pesquisa sustenta que é muito provável que a chapa Daniel Scioli-Carlos Zannini (foto abaixo) da Frente para a Vitória se imponha já no primeiro turno.




A doze dias das eleições presidenciais de 25 de outubro, uma maioria das empresas de pesquisa sustenta que é muito provável que a chapa Daniel Scioli-Carlos Zannini da Frente para a Vitória se imponha já no primeiro turno, conseguindo passar dos 40% e com mais de 10 pontos de vantagem sobre Mauricio Macri-Gabriela Michetti de Cambiemos. Dessa maneira, a FpV ganharia a eleição presidencial sem necessidade de segundo turno. Outro grupo de pesquisadores afirma que, por ora, é impossível dar um diagnóstico definitivo sobre a possibilidade de que Scioli ganhe no primeiro turno.

Uns e outros sustentam que ainda faltam alguns dias para as eleições e que, admais, as pesquisas têm uma margem de erro que complica uma definição. Há, porém, vários diagnósticos em que todos estão de acordo:


- Scioli está perto ou acima de 40 por cento;

- Macri está algo abaixo ou em torno dos 30 por cento;

- Massa da Unidos por uma nova Argentina se move numa faixa que supera ligeiramente os 20 por cento;

- Está claro que a FpV chegará em primeiro, Cambiemos segundo e UNA terceiro. Não veem chance de Macri alcançar Scioli nem Massa a Macri;

- Após esse trio se alinharão, distantes, Margarita Stolbizer, Nicolás Del Caño e Adolfo Rodríguez Saá, nessa ordem.

“É sumamente provável que não haja segundo turno, porém é prematuro dar um diagnóstico definitivo”, assinala Manuel Mora y Araujo, da Ipsos, um dos pesquisadores com mais história na Argentina. “Diria que há mais chances de que Scioli ganhe no primeiro turno e menos chances de que necessite de um segundo turno. Acho difícil que Scioli chegue aos 45 por cento, porém muito provável que mantenha os 10 pontos de vantagem, estando ele quase com certeza acima dos 40 por cento”.

“Nossa última pesquisa fala de 41 por cento para a FpV e 29 por cento para Cambiemos. Com esses dados não cabe dúvida alguma de que somente Daniel Scioli tem possibilidades de ganhar as eleições sem necessidade de segundo turno”, aponta  Roberto Bacman do Centro Estudios de Opinión Pública (CEOP). “Se este cenário mantém seus componentes estruturais, é possível que Scioli se consagre presidente no próprio dia 25.”

Federico Aurelio da Aresco demarca as dificuldades de uma definição. “Há 50 por cento de probabilidade de que Scioli ganhe sem a diferença suficiente para evitar o segundo turno e 50 por cento de probabilidade de que Scioli ganhe no primeiro turno.”

Na mesma posição está Ignacio Ramírez, da Ibarómetro que explica, ademais, por quê considera que a eleição até agora não se polarizou. “Daqui em diante é impossível anunciar de maneira categórica qual será o desenlace eleitoral de 25 de outubro: convivem uma certeza e um enigma. A FpV será a opção mais votada porém não sabemos se se imporá em primeiro turno. Desde as eleições primárias até aqui a dinâmica eleitoral se distinguiu por dois dados: primeiro, a estabilidade do voto kirchnerista e suaves intermitências do voto opositor, o que configurou uma polarização assimétrica; segundo, um amplo caudal de simpatias kirchneristas que se conseguiu fidelizar e um voto opositor que continua dividido. Ocorre que aqueles votantes opositores, cuja principal motivação consiste em vencer o kirchnerismo não têm de todo claro em quem têm de votar. Esta desorientação se aprofundou na atual etapa da campanha em que tento Macri como Massa convocam ao voto útil, todavia com argumentos que se anulam entre si. Resulta evidente que se existisse uma maciça sede de mudança no universo opositor a confluência se teria dado. Contudo, muitos votantes opositores não estão dispostos a acompanhar qualquer alternativa opositora na medida em que não a sintam robusta ou consistente em seus valores.”


Numa posição distinta está Enrique Zuleta Puceiro, da Opinión Pública, Servicios y Mercados (OPSM). “Tudo indica que Daniel Scioli conseguirá uma vitória no primeiro turno. Basta para tanto projetar os 10 pontos que já o separam de Mauricio Macri (38,4 a 28,8 por cento). Se bem que está ainda abaixo dos 10 pontos estabelecido pela hipótese constitucional, está claro que qualquer critério de projeção o situa acima dessa porcentagem".


Para Analía Del Franco, da consultoria Analogías, “o cenário eleitoral hoje mostra um final se não aberto em consolidação, com altas chances de ser definido em 25 de outubro com o triunfo de Daniel Scioli. O candidato da FpV apresenta uma diferença importante frente ao segundo, Mauricio Macri. Essa diferença deve ser ajustada se falamos de triunfo em primeiro turno. De toda forma, é hoje o candidato com mais altas chances de impor-se tento no primeiro turno com o no segundo.”

Para Hugo Haime, da Haime y Asociados, “hoja não está totalmente clara a situação. Scioli tem 10 pontos de vantagem sobre Macri e está pouco acima dos 40 pontos percentuais. Estatisticamente está dentro das margens de erro e do ponto de vista de campanha podem ainda suceder muitas coisas que façam Scioli subir ou mantê-lo dentro dos limites que dificultem ter clareza sobre se passa ou não osa 40 pontos. Estou convencido que a situação vai se clarear na última semana, que é quando o eleitorado das grandes cidades, que representam 23 por cento dos votantes, tomem suas decisões.”

“O resultado se resolverá agora”, diz Artemio López da empresa Equis. Será no primeiro turno. Ganha FpV. Não haverá segundo turno.”

“As últimas medições aproximam a hipótese de triunfo em primeiro turno da FpV”, assinala Ricardo Rouvier da Rouvier y Asociados. “No entanto, ainda não podemos confirmar isto como definitivo. Os números, hoje, são muito apertados de que não haja segundo turno. A FpV está em torno dos 40 por cento, Macri um pouco abaixo dos 30 por cento e Massa cresce pouco acima dos 20 por cento”.



Reportagem de Max Altman
fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/41947/o+que+dizem+as+pesquisas+eleitorais+na+argentina+faltando+12+dias+para+as+eleicoes+presidenciais.shtml
foto:http://www.pagina13.org.br/internacional/cristina-kirchner-pode-ganhar-as-eleicoes-presidenciais-ja-no-primeiro-turno-com-daniel-scioli-e-carlos-zannini/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!