06/10/2015

"Não há no mundo exagero mais belo do que a gratidão" (Esopo)



Quando iniciei minha trajetória em busca do segundo doutorado, desta vez na Universidade de Buenos Aires (UBA), por várias vezes recorri  a uma frase de um roqueiro brasileiro que passou sua vida contestando verdades tidas como absolutas pela sociedade. Raul Seixas disse que “sonho que se sonha junto é realidade”. Não poderia ter dito nada mais sensato.  Tudo na nossa vida necessita da participação e  ajuda de outras pessoas.  Sozinhos nós podemos  pouco, quase nada. Nossos sonhos são alimentados por todos que nos rodeiam.
Desta forma, não foi diferente neste novo desafio que anos atrás decidi enfrentar.  E não foram raras as vezes que, decidida a desistir, fui impedida pela corrente do bem formada por amigos, familiares, professores e todos aqueles que de uma forma ou de outra me fortaleceram. Seja com um sorriso de incentivo, um olhar de cumplicidade, uma palavra amorosa.  Seja com uma crítica construtiva apontando equívocos que cometia (e cometo como todos) e não percebia claramente.

Por isso, divido esse momento de regozijo com cada um de vocês, meus companheiros neste caminhada. Esta semana, por meio da Resolução número 49 do Consejo Directivo de la Facultad de Derecho da UBA fui informada da minha aprovação como investigadora científica do  Doutorado desta universidade. Uma conquista que exigiu muitos sacrifícios, porém não excitaria em enfrentá-los novamente. 
Os agradecimentos são tantos a fazer e mesmo que me dedicasse a nomear todos que ajudaram a chegar até aqui certamente ficaria em falta com muitas pessoas. Desta forma, ao agradecer minha querida e sábia orientadora Profª. Dra. Viridiana Díaz Aloy, amplio este reconhecimento a todo corpo docente do doutorado da UBA que generosamente compartilhou seu conhecimento e sem me poupar das críticas necessárias, me ajuda a lapidar minha ânsia de conhecimento.
Ao agradecer ao Prof. Dr. Ricardo Rabinovich-Berkman, que tão gentilmente nos brindou com palavras tão gentis e elogiosos, incluo neste reconhecimento todos os funcionários da UBA que desde 2009, quando iniciei esta trajetória não poupam esforços para me auxiliar em tudo que necessito.
Assim como sou profundamente grata aos representantes de órgãos públicos e privados da Argentina e do Brasil que de forma muito amável aceitaram as solicitações de entrevistas que são fundamentais para o desenvolvimento da minha tese. Meu muito obrigada.
Aos familiares e amigos minha eterna gratidão. Pela paciência e pelo desprendimento, pelo apoio e incentivo incondicional que recebi e recebo de vocês todos os dias. Sem vocês não teria sido capaz de chegar até aqui.
Agora é seguir em frente que a busca pelo conhecimento visando contribuir para uma transformação da sociedade que busque, de fato, a inclusão e o exercício pleno da cidadania por todos que anseiam por Paz.


Dra. Tânia Mota de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!